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terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Manipulação Midiática


E você pensava que Matrix era apenas um filme...

Noam Chomsky desenvolveu a lista das "10 estratégias de manipulação" dos princípios sociais e econômicos de forma a atrair o apoio inconsciente dos meios de comunicação para a manipulação.


1. A Estratégia da Distração:
O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas.

A técnica é a do dilúvio ou inundação de contínuas distrações e de informações sem importância (BBB, novelas ,etc)

A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir o público de interessar-se pelos conhecimentos essenciai nas áreas da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética.

"Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, atraída por temas sem importância real.

Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar."

(Citação do texto "Armas silenciosas para guerras tranquilas").


2. Criar problemas e depois oferecer soluções:
Este método também é chamado de "problema--> reação --> solução".
Cria-se um problema, uma "situação" prevista para causar certa reação no público, a fim de que o próprio povo exija medidas que a elite deseja fazer aceitar. Depois disso, a elite aparece com a "solução" exigida e, essa "solução" era o que a elite queria desde o princípio.

Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o requerente de leis de segurança e políticas, em prejuízo da liberdade.

Ou também:
"Criar uma crise econômica para que o povo aceite como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos." (vide a atual crise da Europa)


3. A Estratégia da Gradualidade:
Para fazer o povo aceite uma medida inadmissível, basta aplicá-la gradualmente, a conta-gotas, num prazo alargado.

"Dessa forma, as novas condições impostas (as mudanças radicais) são aceitas sem provocar revoltas."


4. A Estratégia do Adiar:
Outra maneira de provocar a aceitação de uma decisão impopular é a de apresentá-la como "dolorosa e necessária", obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura.

É mais fácil aceitar um sacrifício futuro que um sacrifício imediato.
Primeiro, porque o esforço não é imediato.

Segundo, porque o povo ingenuamente crê que "amanhã tudo irá melhor" e que o sacrifício exigido poderá ser evitado.

Isto dá mais tempo ao cidadão para se acostumar à ideia da mudança e de a aceitar com resignação quando chegar o momento.


5. Dirigir-se ao público como a criaturas de pouca idade:
A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discursos, argumentos, personagens e entoações particularmente infantis, muitas vezes a beirar a debilidade, como se o espectador fosse uma criança ou um deficiente mental.

Quanto mais se tenta procurar enganar o espectador, mais se tende a adotar um tom infantil.

Porquê? "Porque dirigir-se a uma pessoa como se tivesse 12 anos ou menos, tenderá, por sugestão, a provocar respostas ou reações mais infantis e desprovidas de sentido crítico."


6. Utilizar o aspecto emocional muito mais que a reflexão:
Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para dar uma espécie de "curto-circuito" na análise racional, e neutralizar o sentido crítico dos indivíduos.

Por outro lado, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou injetar ideias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir determinados comportamentos.


7. Manter o povo na ignorância e na mediocridade:
Fazer com que o público seja incapaz de compreender a tecnologia e métodos utilizados para seu controlo e escravidão.

"A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distancia entre estas e as classes altas permaneça inalterada no tempo e seja impossível alcançar uma autêntica igualdade de oportunidades para todos."


8. Estimular o público a ser complacente com a mediocridade:
Fazer crer ao povo que está na moda a vulgaridade, a incultura, o ser mal falado ou admirar personagens sem talento ou mérito algum, o desprezo pelo intelectual, o exagero do culto ao corpo e a desvalorização do espírito de sacrifício e do esforço pessoal.


9. Reforçar o sentimento de culpa pessoal:
Fazer crer ao individuo que ele é o único culpado de sua própria desgraça, por insuficiência de inteligência, de capacidade, de preparação ou de esforço.

Assim, em lugar de se revoltar contra o sistema econômico e social, o indivíduo desvaloriza-se, culpa-se, gerando em si um estado depressivo que inibe a sua capacidade de reagir.

E sem reação, não haverá revolução.


10. Conhecer os indivíduos melhor do que eles mesmos se conhecem:
Nos últimos 50 anos, os avanços da ciência geraram uma crescente brecha entre os conhecimentos do público e aqueles utilizados pelas elites dominantes.

Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o Sistema tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto de forma física como psicológica.

O Sistema conseguiu conhecer melhor o indivíduo comum do que ele se conhece.

Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um maior controle e poder sobre os indivíduos, superior ao que pensam que ele realmente tem.

Noam Chomsky - Visões Alternativas

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