Seguidores

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Datas Judaicas Neste Ano de 2010

Respondendo E-mails

Olá vocês que tem me perguntado sobre as datas judaicas neste ano, segue abaixo:

2010

Fevereiro- 28 – Purim – Libertação do povo judeu – História de Ester.

Março- 29 – Véspera de Pessach – Páscoa Judaica.
Março- 30 – 31 – Pessach – idem.
Abril- 4 – 5 – Pessach – idem.

Abril- 12 – Yom Hashoa - "Dia da Lembrança do Holocausto".
Abril- 19 –Yom Hazikaron – (Dia da Lembrança dos Soldados Mortos de Israel e das Vítimas do Terrorismo) é um feriado nacional de Israel.

Abril- 20 – Yom Haatzmaut - Dia da Independência de Israel.

Maio- 2 – Lag B´ômer - Lag Baômer significa “33º do Ômer," pois este é o 33º dia da "Contagem do Ômer" que tem a duração de 49 dias, conectando Pêssach a Shavuot, e interligando a jornada dos judeus na saída do Êgito até a chegda ao Monte Sinai. No calendário judaico, este corresponde ao 18º dia do mês de Iyar.

Maio- 18 – 19 – Shavuot - Festa das Colheitas ou Festa das Primícias.

Junho- 29 – Jejum 17 Tamuz - Tamuz é o quarto mês do calendário judaico. Considerado o primeiro mês negativo, o segundo é Av, e em Elul há o julgamento das ações. Tamuz é regido por duas letras hebraicas, Heth, que criou a constelação de Câncer e Tav, que criou a Lua. Daí a ligação entre a Lua e o signo de Câncer. O 17 de Tamuz é um dia de jejum em memória à queda de Jerusalém ocorrida antes da destruição do Segundo Templo pelos romanos.

Julho- 20 – Jejum deb Tisha Be ´av - O jejum de Tish’a BeAv recorda a destruição dos dois Templos Sagrados em Jerusalém.

Setembro- 9-10 - Rosh Hashana - Ano Novo Judaico.

Setembro- 18 - Yom Kippur - O dia do perdão.

Setembro- 23 – Succot - Os Judeus em todo o Mundo preparam-se para a festividade de Succot, a Festa das Cabanas, em memória das cabanas onde o Povo de Israel viveu durante os 40 anos do Êxodo do Egito. Este é uma das antigas ocasiões em que os Judeus faziam a peregrinação ao Templo de Jerusalém.

Setembro- 24 – Sukkot - Um do Três Festivals Do Pilgrim. Festival das cabines em que o deus preservou Crianças de Israel após Exodus.

Setembro- 30 - Shmini Atzeret - Shemini Atzeret, é a festa da conexão do Oitavo Dia de Assembléia, de acordo com o judaísmo. Depois de completar os sete dias de Sucot, o Oitavo dia significa que o judeu quer permanecer mais um dia na Sucá (na presença Divina).

Outubro- 1 – Simha Torah - O dia de Simcha Torá é um dia de grande revelação. Não é a toa que os mestres chassídicos chamavam atenção para este fato.

Outubro- 20 - Memoria a Yitzhak Rabin – Homenagem a Yitzhak Rabin, o Soldado da Paz.

Dezembro - 2-9 – Chanukkah - É uma festa judaica, também conhecida como o Festival das luzes.

Dezembro - 17- Jejum de 10 B’Tevet

Cada dia tem um evento importante e uma comemoração para todos os judeus.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

Nenhum comentário:

Site Meter