Seguidores

domingo, 25 de abril de 2010

Um pouco da história da Mafalda...

Acho uma graça esta menininha criada pelo cartunista QUINO (Joaquín Salvador Lavado) nos anos 60.

No dia 29 de setembro de 1964 apareceu pela primeira vez uma tira da Mafalda. Seu autor nem suspeitava que as reflexões colocadas na boca desse personagem teriam sido traduzidas em 26 línguas e que os seus livros teriam vendido, só na Argentina, 20 milhões de cópias. Passaram 30 anos desde aquela tira e 20 desde que Quino a desenhou pela última vez. E apesar disso, ela continua tão atual como então. Os dez únicos livros da série continuam sendo reimpressos no mundo inteiro.

Poucos sabem da sua história nos dias de hoje e já coloquei uma fotinho dela em mensagens anteriores (viver despenteada), agora para a thurma atual, um pouco desta história. Quando digo que hoje nada mais se cria e tudo se copia... aí está um exemplo... não por maldade, mas por terem tudo muito fácil e nas mãos. Para se criar algo diferente como a Mafalda nos anos sessenta... hoje precisaríamos viver uma situação e desejá-la resolvida com tempo para criá-la...

A Mafalda não é somente um personagem de quadrinhos; talvez seja também um personagem dos anos sessenta na sociedade argentina. Muitos têm certeza disso, pela conotação política e social da época, do cartunista e da personagem criada..

Se, ao definí-la, Umberto Eco usou o adjetivo “contestatória”, não foi por uma questão de uniformização em relação à moda do anticonformismo a qualquer preço: a Mafalda é realmente uma heroína iracunda que rejeita o mundo assim como ele é.

A Mafalda tem 7 anos e vive em Buenos Aires. Ela odeia sopa e o racismo e se preocupa com a política. Pode? Claro que pode!

Continuando... Ela fica famosa nas tiras dos jornais: “Primera Plana”, “El Mundo” e “Siete Días Ilustrados”. Quino, seu criador, foi contemporâneo de Schulz (criador de Snoopy) e fez da Mafalda neste tempo uma menina sagaz, briguenta e muito avançada para sua época.

Começou com uma campanha publicitária que não foi vinculada e depois se transformou em tirinhas humorísticas, bastante lidas por todos daquela época e traduzida em vários idiomas, pelo seu apelo chamativo até hoje.

Como todos os que trabalham em certo ambiente têm que se adaptar à modalidade jornalística do mesmo e sendo “Primera Plana” uma revista semanal de atualidades nacionais e internacionais, Quino procurou refletir as inquietudes da época. Os referimentos feitos nos quadrinhos à China, à África, à América Latina e à condição da mulher, tinham a ver com a idéia que se tinha na época de que o Terceiro Mundo e a mulher conseguiriam finalmente emergir. Mafalda era a semente que, aguada e cuidada, cresceu!

Numa das entrevistas feitas a Quino, lhe perguntam como Mafalda continua tão atual...

“Nem eu mesmo sei o por quê! Talvez porque muitas das coisas que ela questionava ainda não tenham sido resolvidas. Isso com certeza! E mais do que isso, às vezes fico impressionado ao ver como algumas dessas tiras, desenhadas há mais de vinte anos, ainda podem se referir a questões de hoje. Talvez hoje ela estaria falando da AIDS, das injustiças, da ecologia, da manipulação genética...”

Embora muita gente não goste dela por ser ranzinza e rabugenta, para mim Mafalda foi uma revolucionaria de sua época, uma gota no balde para acordar muitos, divertir... e uma grande válvula de escape para o seu criador que, como todos, estavam entupidos de problemas... rsos...

5 comentários:

Gina Elimelek disse...

Marilda,

É sempre bom receber seus textos com conteúdo tão oportuno e adequado .Agora com a Mafalda ,minha identificação foi total....tenho a coleção dos livros dela ,que hora ou outra ,me pego ¨consultando ¨e de fato, a qualquer momento , é sempre atual e engraçada por falar tantas verdades que muitos gostariam de dizer.... mas criança pode .Me sinto com todas as idades todos os dias ,e me permitindo ser assim ,tb posso falar muitas verdades , que aliás ao invés de ser regra ,é exceção.Mas sinto que hoje, por incrível que possa parecer ,existe tb uma necessidade de verdade no mundo .
E Salve Mafalda !

Bjos

www.tergoprint.com.br

Pereira disse...

Showwww de Bola Marilda!
O seu blog está cada vez melhor e n~cansa.
Todos os assuntos são muito interessantes!

Marilda Jorge disse...

Gente eu adoro esta baixinha revolucionaria... rsos...
Quino realmente merece os nossos parabéns sempre.
Obrigada pela visita de vocês, pelos elogios e pelo carinho.
Luz e Paz!

Anônimo disse...

Esta maravilhoso este texto! É um dos melhores que ja li da Mafalda bjss

Marilda Jorge disse...

Obrigada, fico muito feliz!
Adoro a Mafalda!!!
Luz e Paz!

Site Meter