Seguidores

terça-feira, 27 de abril de 2010

O cérebro é um dos mais incríveis órgãos do corpo humano

Texto enviado por Renée Gribov, obrigada pela colaboração.

Ele controla nosso sistema nervoso central, mantendo-nos andando, falando, respirando e pensando.

O cérebro é um dos mais incríveis órgãos do corpo humano. Ele controla nosso sistema
nervoso central, mantendo-nos andando, falando, respirando e pensando. O cérebro é
também incrivelmente complexo, sendo composto de cerca de 100 bilhões de neurônios.

Há tanta coisa acontecendo no cérebro que existem vários campos diferentes da
medicina e da ciência devotados a tratá-lo e a estudá-lo, incluindo a neurologia, que trata distúrbios físicos do cérebro; a psicologia, que inclui o estudo dos processos comportamentais e mentais; e a psiquiatria, que trata doenças mentais e distúrbios.

Alguns aspectos de cada um tendem a se sobrepor, e outros campos se cruzam dentro do estudo do cérebro também.

Essas disciplinas estão aí de alguma forma desde os tempos antigos, por isso você poderia pensar que até o momento já deveríamos saber tudo o que há para saber sobre o cérebro. Nada poderia ir além da verdade. Depois de milhares de anos de estudo e tratamento de cada aspecto dele, ainda há muitas facetas do cérebro que permanecem um mistério. E porque o cérebro é tão complexo, tendemos a simplificar a informação sobre como ele funciona para torná-lo mais compreensível.

Ambas essas coisas colocadas juntas resultaram em muitos mitos sobre o cérebro. A maioria não está totalmente fora - nós apenas não ouvimos a história toda. Vamos dar uma olhada hoje na sua coloração. Esse é um dos mitos mais comuns, dizer que o cérebro é cinza.

Você já parou para pensar na cor do seu cérebro?

Talvez não, a menos que você trabalhe na área médica. Temos todas as cores do arco-íris em nossos corpos na forma de sangue, tecido, osso e outros líquidos. Mas você deve ter visto cérebros preservados em vidros na sala de aula ou na TV.

Na maioria das vezes, esses cérebros são de uma coloração branca, cinza, verde ou amarelada. Na verdade, o cérebro vivo e pulsante que reside no seu crânio não é apenas de um insosso e frio cinza. É também branco, preto e vermelho.

Como muitos mitos sobre o cérebro, este tem um pouco de verdade, porque muito do cérebro é cinza. Às vezes, o cérebro todo é referido como massa cinzenta.

O famoso detetive Hercule Poirot, dos livros de mistério da escritora Agatha Christie, diz com frequência que está usando suas "pequenas células cinzas".

A massa cinzenta existe em cada uma das várias partes do cérebro (assim como na medula); ela consiste de diferentes tipos de células, como os neurônios. Contudo, o cérebro também contém massa branca, que inclui as fibras nervosas que conectam a massa cinzenta.

O componente negro é chamado de substantia nigra, que é o latim para (você adivinhou!) "substância preta". Ela é preta por causa da neuromelanina, um tipo especializado do mesmo pigmento que colore pele e cabelos, e é uma parte do gânglio basal.

Finalmente, nós temos o vermelho - graças aos muitos vasos sanguíneos no cérebro.

Então, por que os cérebros preservados têm aparência fria do giz em vez de esponjosa e colorida?

Reclame com os fixadores - como o formaldeído - que mantêm o cérebro preservado.

Hoje aprendemos sobre as cores do cérebro e acabamos com o primeiro mito, o de ele ser cinza, mas existem mais nove mitos sobre o cérebro que merecem nossa leitura.

Fiquem ligados que logo virão as próximas explicações e todos vão gostar!

2 comentários:

Andrey Aspetta disse...

Muito bom o post! Conhecer a si próprio é o primeiro passo para crescer!
É sempre ótimo desmistificar as crenças!!!

Andrey, from Venice!

Marilda Jorge disse...

Estas mensagens sobre o cérebro são muito interessantes. São dez mitos que eles deixam cair por terra...
Vivendo e aprendendo todos os dias!!!
Beijos

Site Meter