Seguidores

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Onde você mora?

Texto escrito por Adolfo César Guelso, obrigada pela colaboração.

Qualquer pessoa de senso médio observa que muitas coisas estão mudando em nosso mundo. As estações do ano já não são as mesmas. Temos menos frio no inverno e, no verão, um calor insuportável a cada ciclo que passa.

As tecnologias progrediram de uma forma espetacular. Estamos tendo acesso a aparelhos e equipamentos inimagináveis poucos anos atrás. Os processos e métodos de produção de alimentos cresceram de uma forma gigante, embora existam milhões de seres humanos com fome.

A população aumenta de uma forma constante em todo o planeta. Os fenômenos geológicos como terremotos, vulcões, tsunamis, maremotos e climatológicos como tempestades, enchentes, ciclones, sucedem-se pelo planeta de forma implacável.

A brutalidade humana, a falta de ética e de valores morais na humanidade está maior a cada dia que transcorre. Os que devem e podem tomar atitudes para melhorar são os primeiros a roubar, a mentir e iludir em benefício próprio. Nos jornais e programas de notícias nas televisões só vemos tragédias, catástrofes, brigas entre irmãos e pais, mortes...

E aí... você sabe onde mora?

Aparentemente moramos em um planeta que parece grande. Mas não, é só aparência. Nosso planeta está situado em uma dos milhares de Galáxias que existem no Universo, mais precisamente na Galáxia chamada Via Láctea. Formada por milhões de outros sistemas solares similares ao nosso, só que infinitamente maiores. Quase 200 bilhões.

Nossa morada celeste, a Via Láctea, tem a forma de um disco. E o nosso Sistema Solar está localizado na extremidade de um dos braços que a formam, pois tem a formato de uma hélice.

Nosso planeta, a Terra, em termos astronômicos não é mais do que um grão de areia na imensidão do Universo. Somos quase invisíveis em nossa Galáxia.

O período de uma vida humana é exatamente a metade do tempo de uma piscada de olho, se comparada ao tempo de vida de nossa Galáxia. Vivemos quase nada aqui na Terra.

Quando estamos observando o céu à noite e olhamos para as estrelas, estamos olhando para o passado. Pois, os pontos luminosos que vemos são de estrelas e outros astros, onde sua luz leva bilhões de anos para chegar até nós.

Reflitamos:

Como pode, em um pequeno planeta como o nosso, haver tanto ódio entre nações, tanto rancor entre seres humanos, tanto ódio racial, se tudo e todos têm a mesma origem: Deus. Não interessa qual seja tua crença religiosa, quem criou a pedra, a água, o Universo e criou a todos nós.

Natureza, plantas, todo o reino animal e nós seres humanos somos irmãos. O que nos difere é somente o destino de cada um. Só.

Onde tudo isto vai parar, nos perguntamos? Tecnologicamente evoluímos enormemente, mas como seres humanos, como ser social estamos regredindo paulatinamente. Trancando-nos em grandes condomínios, nos fechando em grupos distintos, nos isolando uns dos outros. E por quê? Por medo do outro ser humano.

Será que a humanidade, no estágio em que está, tem, ainda, salvação?

O quê você pensa?

Nenhum comentário:

Site Meter