Seguidores

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Sessão Saúde e Prevenção

Projeto de humanização em hospital utiliza terapia com cachorros

Texto enviado por Marcia Maria Rizzo, obrigada pela colaboração.

O objetivo é promover o bem-estar, melhorar a capacidade motora e autoestima, diminuir a ansiedade e medicamentos.

Cerca de 600 crianças internadas na Unidade de Pediatria do Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC-Campinas receberam a visita dos Cães Terapeutas nesse primeiro ano de implantação do projeto. O Projeto Medicão em parceria com a Art & Nic (centro de treinamento e formação de cães terapeutas) completa um ano no dia 24 de junho, quinta-feira.

" O objetivo do encontro do animal com a criança ou adulto internado é de promover o bem-estar, melhorar a capacidade motora e autoestima, diminuir a ansiedade e a quantidade de medicamentos, além de diminuir as tensões da equipe de trabalho" , explica a infectologista da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Maria Fernanda Scudeler.

A atividade faz parte do Projeto de Humanização do Hospital. A visita acontece às quartas-feiras, quinzenalmente, na Enfermaria Pediátrica.

Segundo a infectologista, para garantir o sucesso do Projeto Medicão, os cães são cadastrados, possuem certificados de vacinas e vermifugação, renovados mensalmente. " Há procedimentos realizados antes da visita, no dia e pós visita dos cães. Tudo isso para garantir a saúde das crianças, acompanhantes e profissionais" , explica Maria Fernanda.

O Projeto conta com 10 cães, sendo Mel, Brenda, Hanna, Ayla, Bob e Oliver da raça golden retriever; Cacau da raça griffon de bruxelas, Juca o pequeno poodle e para completar Natasha da raça cocker spaniel. "O objetivo do encontro do animal com a criança ou adulto internado é de promover o bem-estar, melhorar a capacidade motora e autoestima, diminuir a ansiedade e a quantidade de medicamentos, além de diminuir as tensões da equipe de trabalho" , explica a infectologista da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Maria Fernanda Scudeler.

Parabéns por mais esta ação!!!

Nenhum comentário:

Site Meter