Seguidores

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Um casamento moderno

Texto enviado por Laura Ametista, obrigada pela colaboração.

Escrito por Danuza Leão.

Afinal, morar junto ou separado?

Quando o amor fica mais morno, alguns acham que, se cada um morasse num canto, voltariam aos tempos românticos em que eram namorados; já outros, praticamente casados, escolhem morar em casas separadas.

Tudo bem, tudo ótimo, mas para viver assim é preciso combinar alguns pontos fundamentais.

Começando pelo começo: se cada um mora na própria casa, ambos têm o direito de ter a chave da casa do outro? Se a resposta for não, podem aparecer e tocar a campainha a qualquer hora ou devem telefonar antes? Faz parte do trato ligar todos os dias, perguntar o que o outro vai fazer ou dá para ir jantar fora com uma amiga ou amigo sem ter que avisar? Porque, se tiver que dar satisfações de todos os passos, que independência é essa?

Passado esse pequeno detalhe, uma curiosidade: com que assiduidade os dois dormem - e acordam - juntos?

Existe um trato, tipo segundas, quartas e sextas ou só nos fins de semana, ou fica tudo livre, dependendo apenas do desejo da hora? Complicado. Se um quiser e o outro estiver com vontade de dormir só, pode dizer ou pega mal (como também acontece, aliás, com aqueles que moram juntos)?

Outro detalhe: na casa dele ou na dela? E mais unzinho: cada um tem uma escova de dentes na casa do outro? Na casa dele tem que ter a maquiagem, a pinça, a tesourinha, as calcinhas, os sutiãs, as camisetas? E na dela, a lâmina de barbear, a loção pós-barba etc. e tal? Uma complicação.

Quando ele fica gripado, ela vai, radiante, brincar de enfermeira e cozinheira. Mas, como homem não tem vocação para tomar conta de doente, quando é a hora dela, ele não faz rigorosamente nada. Até porque não sabe. A coitada só não morre de fome porque no armário da copa ainda há dois pacotinhos de castanha de caju e uma latinha de batatas Pringle's - para acompanhar o uísque dele, é claro.

Pequenos detalhes importantíssimos entre pessoas que se amam: é permitido telefonar para comentar a novela? E no meio da noite, para dizer que está com saudades? Pode telefonar e convidar para ir ao cinema? Em suma, pode telefonar? Com que freqüência? Se o telefone estiver ocupado durante horas, pode perguntar com quem estava falando?

Para que tudo funcione, é preciso que tudo fique combinado antes, isto é, que haja um código, igualzinho a um casamento.

Pensando bem, talvez seja mais fácil casar da maneira tradicional e morar junto, até porque seria mais barato - só uma conta de luz, de condomínio, faxineira etc.

E com uma vantagem: se houver uma briga, durante o sono um esbarra na perna do outro e as pazes são feitas automaticamente, amorosamente, sem nem precisar discutir a relação.

Nenhum comentário:

Site Meter