Seguidores

quarta-feira, 20 de julho de 2011

CONSTRUINDO A NOSSA ESTRADA DA FELICIDADE - Parte 3

6º Tijolinho: Dieta Mental

Muito se tem falado sobre o equilíbrio do peso corporal, através das dietas saudáveis, exercícios físicos e hábitos que promovam a saúde e bem-estar. Nas últimas décadas, pessoas, empresas, Governos e Organizações Mundiais têm, obstinadamente, procurado formas de promover a saúde e qualidade de vida.

Mas, como anda a nossa Dieta Mental?

Tudo o que escutamos ou ouvimos, é assimilado instantaneamente por nosso cérebro e coração. Podemos apoiar ou criticar um determinado evento, uma situação política, econômica, social, etc. Tudo isto gera emoções, sentimentos e emissão de energia vital nossa. Ah, sim! Somos grandes emissores e receptores de Energia, muito mais intensa do que uma Usina Hidroelétrica, que é limitada por sistemas de geração, transmissão e distribuição! Nossa Mente não tem fronteiras e também é atemporal! Ela desconhece o tempo e o espaço. Como exemplo, uma pessoa extremamente ansiosa gasta uma tremenda quantidade de energia pessoal com eventos que não aconteceram e, talvez, não aconteçam no futuro. Ela está sempre preocupada, ou “pré ocupa” a mente com possibilidades futuras, gerando, com isto, obesidade ou extrema falta se apetite, insônia, irritabilidade, etc.

Uma pessoa que é maciçamente bombardeada por telejornais sangrentos, notícias veiculadas por rádio, Internet, jornais e revistas impressos, com o objetivo de audiência, vendas e indicadores do IBOPE, e acabam por se envolver em energias deletérias, destrutivas, que acabam prejudicando o seu equilíbrio interior. Nem vou comentar sobre participar de “rodinhas” de fofocas ...

“Mas, Fernando, eu preciso me manter informado!” dirão alguns ...

Respeito plenamente este comportamento, mas, qual a importância para mim se um “trem descarrilou no sul da Índia, matando centenas de pessoas”? Ou “um enorme vazamento de óleo ocorreu hoje no Mar XPTO”?

Isto é manter-se informado? São desgraças que não posso fazer nada para atenuar ou mesmo eliminar. Para que, então, “me informar” com isto?

Eu, particularmente, me mantenho informado, mesmo estando há quatro anos sem assistir TV. Eu sei como estão as pessoas que eu amo e admiro! Sei quando um amigo precisa ou precisará de uma ajudinha minha! Eu sei (e compreendo) aquelas pessoas que não gostam ou não me aceitam. Reconheço uma entonação de voz ao telefone, um olhar (mesmo no trânsito, nas ruas ou num transporte coletivo). Eu sei como anda o meu coração e mente. Tudo isto não é estar bem informado?

Isto é dieta mental! Selecionar os nossos olhos, ouvidos e língua para coisas que efetivamente colaborem para o bem coletivo, a partir de si mesmo!

Convido Você a dar um “basta” em tudo o que não promoverá a Paz, o Amor, A Verdade e ao Equilíbrio!

7º Tijolinho: Conexão com a Espiritualidade Maior

Da mesma forma que os demais, convido Você a construir este Tijolinho Especial!

Todos nós possuímos uma ligação com a Espiritualidade, mesmo que inconscientemente, porque, em resumo, “Somos Espíritos vivenciando uma experiência Humana”.

Esta afirmação, feita Pierre Teilhard de Chardin, Jesuíta, Teólogo, Filósofo e Paleontólogo francês, exprime esta realidade.

Tanto é assim, que desde há alguns anos, existe o curso de “Medicina e Espiritualidade” em diversas Faculdades de Medicina em nosso país e pelo mundo afora. A própria OMS - Organização Mundial da Saúde - leva em consideração o tema Espiritualidade como um sistema autônomo de tratamento em parceria com a medicina oficial. Um dos nomes no Brasil responsável por tal integração, conferindo uma visão holística ao tema da medicina, da cura e da espiritualidade é o Dr. Sérgio Felipe de Oliveira.

Então, passemos para o objetivo deste 7º Tijolinho da Felicidade: a nossa Conexão com a Espiritualidade Maior!

Se a afirmação “não dá para ser feliz sozinho”, muito mais será verdadeira se dispensarmos nossa atenção para Deus, Cristo Jesus, Buda, Anjos, Fraternidade Branca, ou qualquer outra forma de expressão da nossa Espiritualidade.

Não digo, aqui, das religiões humanas, que transitam sobre interesses do Ego, poder e do dinheiro, mas da nossa conexão com a Espiritualidade, simples e pura!

Se você for cético, agnóstico ou “materialista, Graças a Deus!”, siga uma simples orientação dada por um Grande Líder, há mais de dois mil anos atrás: Amar o próximo como a si mesmo, e fazer aos outros o que queremos que os outros façam para nós.

Praticar esta orientação nos conectará com o que existe de mais sublime e mais poderoso que existe no Universo: o Amor Incondicional!

Se dez por cento dos habitantes do nosso Planeta seguissem somente esta orientação, não existiriam guerras, fome, miséria, conflitos, violência, ódio, pobreza, crimes ...

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Site Meter