Seguidores

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O que é Massagem?

A massagem é uma das mais antigas e simples formas de terapia e um método para tocar, pressionar e amassar diversas regiões do corpo para aliviar a dor, relaxar, estimular e tonificar.

Posto isso, vamos voltar no tempo para explicar um pouco mais desta nossa história...
A massagem tem sido usada nas técnicas de cura desde a civilização Atlante, do Oriente, Povos Nórdicos e Xamãs em todos os níveis a milhares de anos. As comprovações estão nas pinturas, murais, na arte tumular, na cerâmica, em xilografias e desenhos deixados por nossos ancestrais.

Todas as técnicas de massagens da China, Japão, Egito e Pérsia tem registro há mais de 5.000 anos e já se comprova pela história o farto uso de óleos essenciais, assim como a existência de unguentos para a cura.

No Ocidente, a massagem era utilizada nas medicinas grega e romana - até mesmo Hipócrates, “pai da medicina”, recomendava “esfregar” para ajudar o corpo. O uso clínico da massagem desapareceu durante a Idade Média, pois era considerada bruxaria. No século16 ela retornou através do médico francês Ambrose Paré, que incentivou o seu retorno como método de cura, para o físico e para a alma.

Citamos alguns tipos de massagem conhecidos:

Acupressura - terapia oriental de pressão
Aromaterapia - terapia com essências vegetais
Naturopatia - método que adota diferentes práticas para ajudar o corpo a curar a si mesmo
Reflexologia - terapia por pressão em zonas reflexas nos pés
Rolfing - terapia por massagem dos tecidos mais profundos
Shiatsu - terapia oriental por massagem

Dentro da Saúde e Prevenção, indicamos e usamos algumas técnicas, onde a massagem pode ser usada até para fortalecer os corpos sutis e melhorar em todos os sentidos o nosso corpo físico, pois relaxa, acalma, cura, tranquiliza, alivia tensões rigidez e dores, melhora a respiração, ativa a circulação e promove o bem estar.

Sei que a maioria, já conhece estes benefícios, mas não custa relembrar e incentivar todos para estas práticas.

Um abraço e muita Luz e Paz no seu caminho.

Marilda Jorge

Nenhum comentário:

Site Meter