Seguidores

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Remédio natural para a dor de cabeça

Dor de cabeça é um sintoma, não uma doença. É raro uma dor de cabeça ser o sintoma de uma doença grave, mas dores de cabeça freqüentes e intensas podem ser exaustivas e afetar a vida cotidiana. A dor de cabeça mais comum é a cefaléia tensional, mas a que mais incomoda é a enxaqueca.

Existem três tipos básicos de dores de cabeça. A dor de cabeça vascular ocorre quando os vasos sanguíneos no cérebro se dilatam e pressionam os nervos, causando dor.

O segundo tipo é a dor de cabeça de contração muscular, que ocorre quando os músculos da face, nuca ou base do crânio ficam contraídos e pressionados. Uma dor de cabeça tensional é um exemplo de dor de cabeça de contração muscular. A enxaqueca e a dor de cabeça tensional são chamadas de primárias porque elas mesmas são a doença.

O terceiro tipo é a dor de cabeça secundária, nesses casos a dor de cabeça é o resultado de uma infecção ou aumento da pressão dentro do cérebro. As causas variam de doenças relativamente simples, como a sinusite, até doenças mais graves, como os tumores cerebrais.

Seguem abaixo 4 remédios naturais para a dor de cabeça:

1) Escalda-Pés - Para ajudar a atenuar uma dor de cabeça, experimente mergulhar os pés num balde de água – tão quente quanto puder suportar – durante 15 minutos. Ao mesmo tempo, embeba uma toalha em água gelada, torça e aplique a compressa fria na testa, têmporas, base do pescoço ou onde a dor se concentrar A água quente dilata os vasos sanguíneos e aumenta o fluxo sanguíneo nos pés, enquanto a compressa fria contrai os vasos sanguíneos na cabeça, reduzindo o volume da corrente sanguínea e, consequentemente, a dor.

2) Soltar o muco - Os alimentos picantes, como o rabanete e as pimentas malaguetas, aumentam o fluxo sanguíneo e libertam as secreções de muco nos seios perinasais, aliviando a congestão que provoca este tipo de cefaleias.

3) Massagem - Uma simples massagem pode ajudar a aliviar uma cefaleia de tensão. Coloque os dedos no topo da coluna vertebral, na zona em que o pescoço e o crânio se unem. Mova os dedos 5 cm ao longo da base do crânio, no sentido exterior até encontrar um pequeno recorte em ambos os lados, dois pontos ligeiramente moles quando pressionados. Faça pressão firmemente com as almofadas dos dedos, fazendo um pequeno movimento giratório com os dedos. Quanto mais profundamente massajar estes pontos, melhor Inspire profundamente e imagine que liberta a tensão a cada expiração. Continue por um a três minutos e repita as vezes que desejar.

4) Gengibre - Aos primeiros sinais de uma enxaqueca, misture um terço de colher de chá de gengibre em pó num copo de água e beba. O gengibre possui componentes anti-inflamatórios e analgésicos que poderão impedir uma crise de enxaqueca.

Nenhum comentário:

Site Meter