Seguidores

quarta-feira, 15 de maio de 2013

O que são Mandalas?


Mandala (मण्डल) é a palavra sânscrita que significa círculo ou "aquilo que circunda um centro". É uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. De fato, toda mandala é a exposição plástica e visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado e atualização de um tempo divino.

Nas sociedades primitivas, o ciclo cósmico, que tinha a imagem de uma trajetória circular (circunferência), era identificado como o ano. O simbolismo da santidade e eternidade do templo aparece claramente na estrutura mandálica dos santuários de todas as épocas e civilizações. Uma vez que o plano arquitetônico do templo é obra dos deuses e se encontra no centro muito próximo deles, esse lugar sagrado está livre de toda corrupção terrestre. Daí a associação dos templos às montanhas cósmicas e a função que elas exercem de ligação entre a Terra e o Céu. Como exemplo, temos a enorme construção do templo de Borobudur, em Java, na Indonésia. Outros exemplos que podemos citar são as basílicas e catedrais cristãs da Igreja primitiva, concebidas como imitação da de Jerusalém Celeste, representando uma imagem ordenada do cosmos, do mundo.

A mandala como simbolismo do centro do mundo dá forma não apenas as cidades, aos templos e aos palácios reais, mas também a mais modesta habitação humana. A morada das populações primitivas é comumente edificada a partir de um poste central e coloca seus habitantes em contato com os três níveis da existência: inferior, médio e superior. A habitação para ele não é apenas um abrigo, mas a criação do mundo que ele, imitando os gestos divinos, deve manter e renovar. Assim, a mandala representa para o homem o seu abrigo interior onde se permite um reencontro com Deus. Um exemplo bem típico brasileiro de mandala, a partir da arquitetura, é a planta superior da Catedral de Brasília.


Em termos de artes plásticas, a mandala apresenta sempre grande profusão de cores e representa um objeto ou figura que ajuda na concentração para se atingir outros níveis de contemplação. Há toda uma simbologia envolvida e uma grande variedade de desenhos de acordo com a origem.

Na China elas são respeitadas e sempre foram usadas para atrair abundância de saúde, harmonia e muita sorte nos negócios. Os monges Tibetanos faziam um grande exercício de paciência, temperança e calma, criando mandalas de areia colorida, demoravam dias para terminá-las e quando isso acontecia eram desmanchadas e recomeçavam novamente. Este trabalho também se estendia aos pergaminhos e pinturas delicadas, decorações de móveis em várias dinastias e nos tecidos de seda finíssimo das roupas dos altos escalões sociais.

No Ocidente ela ficou mais conhecida através do Feng Shui e no estudo do ba-guá dentro do seu lar, escritório ou consultório, hoje usado amplamente por engenheiros, arquitetos e decoradores.

Mandalas não tem nada haver com decoração e, sim, com correção de ambientes. Podemos usar a cromoterapia (a arte das cores em todos os cantos da casa), usando vasos com flores, almofadas, cristais etc... mas a mandala é totalmente diferente.

O que faz uma mandala diferente? É a vibração especial do estudo que é feito antes de confeccioná-la. Todas as pessoas têm uma mandala especial em sua vida, a do nascimento. Hoje todos desejam fazer uma mandala e podem, mas precisa ver se estão fazendo certo! Os resultados através do tempo provam que, se não fizer direito, não existirão os benefícios esperados, então será mais uma aquisição decorativa apenas.

Quem sabe usar a Geometria Sagrada, símbolos, cores e a numerologia certa, estará confeccionando algo impar, pois não existe mandalas iguais, já que todas as pessoas são diferentes.

No Ocidente, as melhores mandalas são pintadas em óleo sobre tela e com tintas especiais. A pessoa também deverá saber energizá-la de acordo com o que precisa. Tudo tem um porque e é bem sério!

Se você quer dar um presente diferente, temos mandalas de 10x10cm até 1 metro por 1 metro.

Aos interessados em adquirir mandalas pessoais, (sentimentos e relacionamentos, transmutação, prosperidade, etc...) para correção de ambientes (Feng Shui) ou para meditação, segue abaixo os nossos endereços:

E-mail: marildajorge@gmail.com ou nosso tel: (11) 4999-4862.

Para conhecer mais sobre essa técnica, clique aqui.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

Nenhum comentário:

Site Meter