Seguidores

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Tarot - A Rota da Vida

O Tarô é uma coleção de 78 figuras apresentadas na forma de um baralho de cartas. Ele é dividido em três seções: Os Arcanos Maiores, Os Arcanos Menores e as Cartas da Realeza.

Trunfos ou arcanos maiores.
Tarô de Jacques Viéville - 1650
Essas cartas são uma compilação de figuras do imaginário e da simbologia universais. Ele contém símbolos encontrados em todas as civilizações - antigas e modernas - na forma de pinturas, esculturas, desenhos, ícones, lendas, mitos, religiões e, em resumo, em todas as formas física, mental, emocional e espiritual que as pessoas sempre foram capazes de formar, sonhar, imaginar, expressar ou enquadrar. O Tarô é cosmogônico. É uma coleção de símbolos que cruzam todas as fronteiras da cultura, do tempo e do espaço; uma compilação do imaginário inexorável que existe há anos, e permanece no inconsciente coletivo de todos os seres humanos.

O Tarot teve sua origem no Egito Antigo, e através do tempo, ganhou várias versões diferentes, de acordo com a influência do país aonde era incorporado ao cotidiano.

O. Louco, 1. O Mágico, 4. O Imperador, 6. Os Enamorados e 19. O Sol.
Arcanos Maiores do Tarô de Marselha
Cada Carta do Tarot representa um Arquétipo Universal. Os arquétipos formam a espinha dorsal da psicologia moderna. Eles são as imagens de onde derivam os anjos e demônios de todas as religiões. Os heróis e vilões dos contos de fadas, mitos, romances modernos e dos filmes, o mocinho com o chapéu branco e o malvado com o preto, o corcel confiável do primeiro e a heroína desprotegida a espera do resgate são todos arquétipos. Os arquétipos são pintados nos muros das catedrais e nos templos sagrados, e as corporações inconscientemente estruturam sua hierarquia nessas imagens. Elas aparecem nos trabalhos de Leonardo da Vinci, Michelangelo, Salvador Dali e todos os artistas e músicos de todos os lugares. Os arquétipos formam a base de todos os livros escritos, todos os filmes filmados e todas as canções cantadas. Os arquétipos são encontrados ao nosso redor em todas as formas e movimentos.

Ás, Dois, Três... Nove e Dez de Copas.
Arcanos Menores no Tarô de Marselha
De acordo com Hermes Trismegisto (Thoth), o famoso sábio-mágico-estudioso do Egito, os arquétipos são descritos de maneira bastante parecida à do primeiro livro do Gênesis da Bíblia. Sobre os arquétipos, Hermes escreveu:

"Antes de o universo visível ser formado, seu molde foi feito. Esse molde foi chamado de Arquétipo, e esse Arquétipo se encontrava na Mente Suprema muito antes do processo de criação começar. Contemplando os Arquétipos, a Mente Suprema se apaixonou pelos próprios pensamentos, portanto, tomando a Palavra como um martelo poderoso, ela escavou cavernas no espaço primordial e moldou a forma das esferas no molde Arquetípico, semeando ao mesmo tempo, nos corpos recém-modelados, as sementes das coisas vivas. A escuridão abaixo, ao receber o martelo da Palavra, foi modelada em um universo ordenado. Os elementos se separaram em camadas e cada um produziu novas criaturas vivas. O Ser Supremo - A Mente - Masculina e Feminina - produziu a Palavra. Dessa forma foi realizado, Ó Hermes: A Palavra que se move como um sopro pelo espaço chamou o Fogo devido ao atrito causado pelo seu movimento ..."

Os ases e suas correspondências simbólicas com os quatro elementos:
Copas (água), Espadas (ar), Ouros (terra) e Paus (fogo) no Tarot de Mitelli - 1665
E é por estes e outros motivos que o tarot é um dos oráculos mais consultados no mundo
e uma ferramenta muito útil de crescimento interior, pois o mesmo mostra situações, detalhes da vida e eventos relacionados à pessoa ou a parentes e amigos.

Com a consulta de Tarot, é possível descobrir o processo evolutivo e estágio atual de cada pessoa, e fazer um levantamento kármico completo, para que possa ser indicada a melhor terapia a ser aplicada sobre a pessoa.

Valete, Cavaleiro, Rainha e Rei de Ouros no Tarô Visconti Sforza - 1450
O Atelier Caminho disponibiliza atendimento e cursos de Tarot. Para saber mais sobre o Tarot, clique aqui. Para marcar uma consulta ou saber mais sobre os cursos, clique aqui ou ligue para o telefone (11) 4999-4862, das 14 as 23 hs.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

Nenhum comentário:

Site Meter