Seguidores

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Tratamento Natural contra a pressão alta

A hipertensão arterial, ou pressão sangüínea alta, é uma doença cardiovascular e pode ser definida como uma elevação da pressão sangüínea acima de 150 (sistólica, máxima) e 100 (diastólica, mínima) mm de Hg (mercúrio).

São diversas as causas para o surgimento dessa doença: hereditariedade, estresse decorrente da vida moderna, hábitos alimentares errôneos (consumo excessivo de sal e gorduras saturadas), tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, entre outras.

Para a Medicina Indiana Ayurveda, a hipertensão é uma desordem que envolve o desequilíbrio dos três doshas (Vata, Pitta e Kapha). Para o tipo Vata, ansiedade, preocupações, estresse e tensão constituem os fatores principais. Para o tipo Pitta, raiva, rancor e ciúme também contribuem para desencadear um quadro de hipertensão.

É dividida em duas categorias principais:

• Hipertensão primária ou essencial - (cerca de 90% dos casos diagnosticados; sua causa ainda é desconhecida). Existe um número considerável de pesquisas que revelam que uma variedade de fatores genéticos, nutricionais e ambientais é responsável por essa condição. A hipertensão momentânea, que se reduz espontaneamente, em geral, é ocasionada por fatores emocionais (ansiedade, nervosismo e medo), estresse e, conseqüentemente, tensão.

• Hipertensão secundária ou maligna - (pressão alta típica e constante, cerca de 10% dos casos; é secundária a uma outra doença; envolve afecção
(doença) dos rins (nefropatia); doenças do coração e endocrinológicas; arteriosclerose (afecções caracterizadas por um espessamento e um endurecimento das paredes arteriais, englobando também o depósito de placas de colesterol sobre a parede interna das artérias); retenção de sal e água no organismo; obesidade; disfunção do cérebro; e alguns tumores). Os fatores comportamentais, estresse, psicológicos e emocionais desempenham um papel importante para ambos os tipos.

Tratamento

• Dieta – deve ser rica em alimentos que contenham muito potássio (vegetais e frutas: aspargo, abacate, cenoura crua, milho, batata, espinafre cozido, tomate cru, maçã, abricó seco, banana, melão, laranja, pêssego, ameixa e morango) e ácidos graxos essenciais (ômega-3 e 6).

O consumo diário de potássio (poderoso metal alcalino contra hipertensão) deve totalizar 7 gramas por dia. Deve ser pobre em gordura saturada, açúcar e sal de cozinha. Uma dieta basicamente vegetariana e rica em fibras (principalmente as das frutas) deve ser adotada.

O consumo excessivo de cloreto de sódio (sal de cozinha) na dieta, associado a uma ingestão menor de potássio dietético pode ocasionar um aumento de retenção de água no organismo e prejudicar os mecanismos reguladores da pressão sangüínea. É aconselhável substituir o cloreto de sódio por cloreto de potássio. O sódio pode provocar danos nos vasos sangüíneos cerebrais e derrames (AVC).

A dieta vegetariana contém mais potássio, carboidratos complexos, gordura poliinsaturada (considerada saudável), fibras (farelo de aveia, pectina da maçã, sementes de Plantago psyllium L., etc.), cálcio, vitamina A e C (hipertensão arterial e derrame são mais comuns entre pessoas que consomem menor quantidade dessa vitamina), e magnésio, que podem auxiliar no combate da hipertensão arterial. Deve-se evitar o consumo de açúcar, pois ele promove maior retenção de sódio no organismo e aumenta a produção de adrenalina, o que ocasiona vasoconstrição.

• Alimentos que podem baixar a pressão arterial: aipo (recomenda-se comer ou tomar o suco concentrado de dois talos frescos de aipo por dia durante uma semana); alho (um estudo da “Universidade Oeste Virgínia” – Estados Unidos, concluiu que temperar diariamente os alimentos com alho contribui para diminuir o risco de câncer de bexiga; segundo os pesquisadores, o alho fortalece o sistema imunológico, levando-o a destruir as células cancerígenas), cebola (rica em adenosina, um relaxante muscular) e cebolinha (Allium fistulosum, esses três temperos são da família das alliaceas, gênero Allium; apresentam compostos sulfurados – enxofre –, úteis ao sistema imunológico; no fígado, estimulam enzimas responsáveis pela desintoxicação do organismo; combatem microrganismos patogênicos nos intestinos; já os metais antioxidantes neles presentes auxiliam o sistema imunológico; e o potássio ajuda a reduzir a pressão arterial); peixes gordos (salmão, cavalinha, arenque, sardinha e atum, ricos em ácidos graxos ômega-3; recomenda-se o consumo de três porções de peixe por semana para combater a hipertensão), frutas, vegetais, azeite de oliva, alimentos ricos em cálcio e potássio.

• Temperos que podem ser usados – alecrim, alho, alho-poró, cebola, salsa, cebolinha, coentro, orégano, louro, manjericão, páprica, urucum, salsão, limão e pimentão.

• Temperos e alimentos que dever ser evitados – sal de alho, aipo e cebola; extrato de carne; fermento em pó; ketchup; mostarda em pó; glutamato monossódico; molhos prontos; bolachas de água e sal; salgadinhos empacotados; carnes em conservas; embutidos; bacalhau; carne seca; azeitonas; mostarda; enlatados (ervilhas, cenoura, palmito, tomate, repolho, etc.); misturas prontas para bolos; pastéis; tortas; e queijos.

• Remédios botânicos – extrato seco de alho (Allium sativum); cebola (Allium cepa L.); Taraxacum officinale (Dente-de-leão; diurético, desintoxicante, levemente laxante sem irritar a mucosa dos intestinos, depurativo do sangue e fonte vegetal de iodo); Crataegus monogyna; Humulus lupulus (Lúpulo; efeito tônico e diurético); Viscum album (em formulação homeopática D4); Valeriana officinalis; Centella asiatica; Passiflora incarnata (Maracujá); Sarpagandha (Rauwolfia serpentina); Jatamansi (Nardostachys jatamansi); Salsaparrilha (Smilax spp; sudorífica, dedepurativa, diurética, antiinflamatória e anti-reumática); Guggulu (Balsamodendron mukul); e Arjuna (Terminalia arjuna).

• A berinjela é um ótimo remédio natural que consegue diminuir a pressão alta em pouco tempo. Coloque meia berinjela descascada e picada no liquidificador juntamente com 1 copo de 250 ml de água e bata durante alguns segundos, até dissolvê-la.
Beba logo a seguir, sem coar. Preferencialmente de manhã, sem adoçar.

Nenhum comentário:

Site Meter