Seguidores

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Sessão Saúde e Prevenção

Já colocamos há algum tempo atrás, está sugestão para imunizar as pessoas contra certos vírus perigosos e a pedidos, repetimos a explicação com mais detalhes. Espero que desta vez as pessoas se interem realmente do assunto.

Própolis:
É uma substância resinosa, balsâmica, de consistência viscosa e cor variando entre o verde pardo, castanho escuro ou outras tonalidades, dependendo de sua origem botânica. É produzida pelas abelhas a partir de resinas medicinais produzidas por alguns tipos de plantas.

Para as abelhas, a própolis é de fundamental importância, pois tanto serve para fazer uma medicina preventiva, esterilizando a colméia e impedindo a propagação de bactérias e fungos, como é usada para envernizar internamente a colméia, tendo uma ação de isolante térmico.
A Própolis é o verdadeiro ouro negro das abelhas.


Esta substância é conhecida pelo homem desde tempos remotos. Os sacerdotes do antigo Egito já a usavam e mais tarde, os gregos a quem devemos seu nome: pro que significa “diante de” e polis que quer dizer “cidade”. Ou em outras palavras: a proteção da cidade.

Na América, os Incas já faziam uso dela. Sua utilização se manteve durante séculos, até chegar a nossos dias em que se está realizando investigações científicas sobre o emprego de preparados com própolis nos campos da Biologia, Medicina Humana e Veterinária.

Sua composição é muito complexa e varia muito de acordo com sua origem botânica e já foram isolados mais de 300 componentes químicos.

A própolis é um dos produtos apícolas de maior eficácia no que concerne aos princípios ativos transmitidos da planta para o homem. A própolis tem um largo emprego na prevenção da saúde humana.

Podemos enumerar seus principais efeitos biológicos:

a) atividade antimicrobiana (bacteriana, micótica e viral);
b) atividade antiparasitária (Giárdia e Trichomonas);
c) atividade antiinflamatória, cicatrizante e de regeneração tecidual;
d) atividade anti-oxidante (prevenindo o envelhecimento precoce);
e) atividade antitumoral e radioprotectora;
f) atividade vaso protetora;
h) atividade imunomoduladora (estimula a produção de anticorpos, aumentando a resistência do organismo às doenças);
i) atividade broncodilatadora (permitindo a eliminação de secreções).

Trabalho importante foi realizado pelo Prof. Niraldo Paulino na Universidade Federal de Santa Catarina, demonstrando a ação bronco dilatadora e analgésica da própolis.
Com este trabalho, foi demonstrada a eficácia da própolis no tratamento das doenças respiratórias: asma, bronquite e estados gripais.


Hoje em dia, sabe-se que a grande maioria das úlceras gástricas são causadas pelo bacilo Helicobacter pilori que é altamente sensível à Própolis e isto justifica o seu emprego no tratamento de úlceras gástricas.

Estudos científicos demonstraram que a própolis combate com sucesso os protozoários, especialmente a Giardia intestinalis e o Trichomonas vaginalis.

A Giardia é responsável por problemas intestinais, principalmente em crianças e por duodenites em adultos. O Trichomonas vaginalis é responsável por vaginitis e uretrites nas mulheres.
A ação anti-séptica, antiinflamatória e cicatrizante da própolis já esta perfeitamente comprovada, tanto cientificamente como no dia a dia.

Seu uso já está consagrado no tratamento de lesões externas (feridas).
Uma importante ação da própolis é sua atividade imunomoduladora isto é, tem ação estimuladora do sistema de defesa do organismo, importante para pacientes com baixa resistência ou com leucopenia.

Crianças com baixa resistência orgânica e que freqüentemente apresentam quadro de doenças respiratórias, recuperam facilmente sua resistência orgânica, após o tratamento com própolis.
A própolis tem uma ação extremamente eficaz no tratamento da amidalite, sinusite e sintomas da gripe.

Uma propriedade da Própolis que poucas pessoas conhecem, é sua capacidade de proteção solar. A própolis em emulsões especiais funciona como filtro solar natural, conseguindo-se FPS 4.
Em geral o homem tolera bem a própolis. Raríssimas pessoas são alérgicas a própolis.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

2 comentários:

Mauricio disse...

Tomo Própolis a vida toda e acho ótimo. Evita gripes, resfriados,etc...
Valeu grande materia e seu blog é bom demais!!!
Estou fazendo pos em Londres e aqui quando começa o frio é gripe para muitos.

Marilda Jorge disse...

Obrigada pela visita amigo! Eu também sou fã e tomo Própolis sempre.
Luz e Paz!

Site Meter