Seguidores

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Sessão Saúde e Prevenção


Texto enviado por Joemir Rosa, obrigada pela colaboração.

Geléia Real

A geléia real é o produto resultante da ação combinada das glândulas faríngeas (secreção clara) e das glândulas mandibulares (secreção branco leitosa) das abelhas nutrizes de 5 a 15 dias de idade.

A geléia real é um leite espesso e com sabor ácido, produzida pelas abelhas para a alimentação das larvas até o 3o dia de vida e para a alimentação da rainha durante toda a sua existência.

Uma abelha normal se alimenta com geléia real até o 3o dia de vida e vive em média 45 dias. Já a abelha rainha, que se alimente somente com geléia real, se origina de uma larva idêntica às que dão origem a uma abelha normal, cresce bem mais que a abelha comum, pode viver até 05 anos e é uma verdadeira fábrica de ovos, conseguindo pôr até 3.000 ovos por dia, cujo peso corresponde a 5 vezes o seu próprio peso.

A composição da Geléia Real é muito complexa, compreendendo hormônios esteróides, vitaminas, ácidos orgânicos essenciais e compostos protéicos ativos.

A alta concentração de aminoácidos e vitaminas torna a Geléia Real um super alimento.

Este alimento espetacular tem uma fantástica ação sobre o organismo humano, revitalizando-o, proporcionando saúde e prevenindo o envelhecimento precoce.

Sua capacidade de prevenção da senilidade está comprovada através de experiências científicas que demonstraram:

1) a geléia real reduz o nível de gordura no sangue e aumenta a fração boa do colesterol sangüíneo, prevenindo a arteriosclerose;

2) estimula a medula, aumentando sensivelmente os números de glóbulos vermelhos (hemácias) no sangue;

3) inibe o aparecimento de células cancerígenas;

4) é eficaz no tratamento da síndrome do climatério. Mulheres e homens na idade do climatério (menopausa para as mulheres e andropausa para os homens) sofrem de distúrbios causados pelas disfunções hormonais, apresentando sintomas de irritabilidade, calor, dores generalizadas, vertigem e cansaço. O uso de geléia real, não só ameniza estes sintomas, como aumenta significativamente o desempenho sexual;

5) por deficiência hormonal, o organismos das mulheres após a menopausa, tem dificuldade em assimilar cálcio, deixando os ossos porosos. O uso regular de geléia real previne a osteoporose;

6) a geléia real tem função não só na manutenção do vigor físico e na anti-senilidade, mas também no controle da indisposição que comumente ocorre nas pessoas de idade.

Os idosos que regularmente tomam geléia real, são mais saudáveis corporal e mentalmente, melhoram sua pele e são mais cheios de vigor, passando a viver não a terceira idade, mas o período da BOA IDADE.

Por sua riqueza em aminoácidos essenciais e vitaminas, a geléia real melhora o metabolismo basal, favorecendo o crescimento de crianças desnutridas ou em estado de anorexia (falta de apetite), apresentando resultados tonificantes surpreendentes.

A geléia real é indicada para pessoas estressadas ou que em seu trabalho tenham grande desgaste físico ou mental, pois melhora a atividade cerebral, estimulando os neurônios.

A geléia real é muito instável e se decompõe rapidamente, se não for guardada no freezer.

Para evitar este inconveniente, é possível retirar a água da geléia real, transformando-a em pó, num processo denominado liofilização.

Com um quilo de geléia congelada se produz 330 gramas de geléia liofilizada que pode ser conservada em temperatura ambiente, quando bem embalada em embalagens especial contra a umidade. Isto quer dizer que cada grama de geléia liofilizada (em pó) corresponde a 3 gramas da geléia congelada.

A dose ideal é tomar dois tabletes por dia, o que corresponde a 1,2g de geléia congelada.

Os tabletes podem ser mastigados ou engolidos com auxílio de água ou suco.

É melhor, porém, mastigar lentamente e deixar por algum tempo debaixo da língua para que parte da geléia seja absorvida por via sublingual.

O que normalmente se conhece como sache de mel e geléia real, não tem valor terapêutico, tanto pela quantidade ínfima de geléia real existente em tais saches, isto quando tem, e especialmente porque a geléia se separa do mel, formando uma camada invisível junto ao plástico, sendo decomposta pela luz e pela temperatura.

2 comentários:

Joemir disse...

É tão fácil buscar todo nosso reequilíbrio na Natureza, né? Em vez de nos entupirmos de química, deveríamos prestar mais atenção na própria química natural que a Natureza nos oferece. Afinal, viemos do pó (química natural existente no Universo) ... e é desse "pó" que devemos buscar nosso reequilíbrio!

Beijos!

Marilda Jorge disse...

A sua matéria foi muito legal e seu blog está inteligente e lindo!
Beijos

Site Meter