Seguidores

quinta-feira, 11 de março de 2010

O que é a Cabala?

Texto enviado por Regina Bradaschia Ushikusa, obrigada pela colaboração.

A Sabedoria da Cabala é uma ferramenta científica para estudar o mundo espiritual. Para explorar o nosso mundo, usamos as ciências naturais como a física, química e biologia. Mas as ciências naturais lidam apenas com o mundo físico que percebemos com nossos cinco sentidos. Para entender completamente o mundo em que vivemos, necessitamos uma ferramenta de pesquisa que possa explorar o domínio oculto, que não pode ser percebido por nossos sentidos. Essa ferramenta é a sabedoria da Cabala.

De acordo com a sabedoria da Cabala, a realidade consiste em duas forças ou qualidades: o desejo de receber e o desejo de doar. Já que o desejo de doar quer outorgar, ele cria um desejo de receber, e por isso é mais comumente chamado de "O Criador". Assim sendo, toda a Criação, incluindo nós mesmos, somos manifestações desse desejo de receber.

Usando a Cabala, podemos trabalhar com as forças fundamentais da realidade - recepção e outorgamento - para o nosso benefício. A Cabala nos ensina não apenas o plano da Criação, mas também como podemos nos tornar criadores, tão onipotentes e oniscientes como o Criador da realidade.

Quem pode estudar a Cabala?

Quando perguntaram ao Rav Kook- o grande Cabalista do século 20 e o mais importante Rabino de Israel – quem poderia estudar Cabala, sua resposta foi inequívoca: "Qualquer um que queira". Nos últimos cem anos, todos os Cabalistas, sem exceção, e em muitas ocasiões, deixaram claro que hoje a Cabala está disponível a todos. Disseram também que ela é a ferramenta necessária para resolver a crise global que previam viria a acontecer e que hoje estamos enfrentando.

De acordo com todos os Cabalistas, os dias em que a Cabala era um segredo acabaram. A sabedoria da Cabala manteve-se oculta no passado porque os Cabalistas temiam que ela fosse mal aplicada e mal entendida. E realmente o pouco que escapou gerou muitos mal-entendidos. Porque os Cabalistas dizem que a nossa geração está pronta para entender o real significado da Cabala, e para acabar com os mal-entendidos, esta ciência está agora sendo revelada para todos que desejam aprender.

10 mitos sobre a Cabala

Mito #1: A Cabala é uma religião.
Fato: Cabala é uma ciência - a física de toda a realidade. É uma ciência que revela a realidade abrangente que está normalmente oculta aos nossos 5 sentidos.

Mito #2: A Cabala está relacionada a pulseirinhas vermelhas e água santa.
Fato: Não existe conexão. Pulseirinhas vermelhas, água santa e outros produtos são invenções comerciais lucrativas criadas nas ultimas duas décadas.

Mito #3: A Cabala está reservada para uma minoria de pessoas e apenas os homens com mais de 40 anos podem estudá-la.
Fato: Durante o exílio, a Cabala era estudada apenas por alguns indivíduos. No entanto, desde os tempos do Ari (século XVI), a Cabala está disponível para todos.

Mito #4: A Cabala lida com mágica.
Fato: A Cabala não lida com mágica, nem com nenhum tipo de poderes supernaturais. Ela é, na verdade, uma investigação pragmática da realidade.

Mito #5: A Cabala é uma seita.
Fato: A Cabala, é uma sabedoria e uma ciência aberta para qualquer pessoa, sem restrições.

Mito #6: A Cabala está relacionada a uma tendência "New Age" e é uma tendência- algo que passará.
Fato: A Cabala é a sabedoria mais antiga da humanidade. Suas origens datam de aproximadamente 5000 anos atrás.
Mito #7: A Cabala está relacionada a cartas de tarô, astrologia e numerologia.
Fato: Cartas de tarô, astrologia e numerologia foram erroneamente associadas à Cabala.

Mito #8: Existem amuletos na Cabala.
Fato: No nosso mundo, não existem objetos físicos que possuam conteúdo espiritual. Os amuletos apenas ajudam as pessoas como um apoio psicológico.

Mito #9: A Cabala envolve meditação.
Fato: A Cabala não envolve meditação. A meditação foi associada à Cabala nos últimos anos por não cabalistas.

Mito #10: Deve-se estudar a Torá e o Talmud antes de começar a estudar a Cabala.
Fato: Sem a Cabala, não se pode entender o significado espiritual desses textos e a pessoa é levada a crer que eles se referem aos eventos e ações físicas.

Pesquisa feita através dos estudos e cursos do Instituto Bnei Baruch.

4 comentários:

Andrey Aspetta disse...

Muito bom esclarecer esses mitos, não só a respeito da Cabala, mas tbm relacionados a outros estudos.
Crenças são sempre perigosas pois acabam se espalhando com muita velocidade e nem sempre é a realidade.
Espero que outros textos venham esclarecer e iluminar as mentes mais obtusas!!!
Parabéns pelo post e pelo blog!!
Beijos!

Andrey, from Venice!!!

Marilda Jorge disse...

Estes textos realmente são ótimos e ensinam fazer paralelos em tudo, assim sempre chegaremos lá e subiremos mais um degrau...
Beijos e muita Luz e Paz!

BRRyshi disse...

Gostaria de saber onde conseguiu a imagem...
Abraço, Luz e Paz

Marilda Jorge disse...

Olá Vitor,
Tenho inumeras fotos da Arvore da Vida, dos meus estudos passados. Esta é uma delas. Acho que você pode encontrar também na Internet, pois o estudo da Cabala está bem divulgado.
Luz e Paz!

Site Meter