Seguidores

sexta-feira, 5 de março de 2010

Validade dos garrafões de água

Texto enviado por Joemir Rosa, obrigada pela colaboração.

Galão de água agora tem data de validade. Descubra como verificar o prazo do garrafão e veja as nossas dicas para adquirir o produto. Os garrafões e outras embalagens plásticas retornáveis para água mineral e potável, passaram a ter data de validade obrigatória. Isso é importante! Os garrafões de plástico antigos se desgastam e com o tempo favorece a contaminação da água.
A medida foi estabelecida pela portaria nº- 358 do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e determina que o prazo de validade dos galões de 10 e 20 litros de água mineral seja de três anos.
Os comércios que possuem os recipientes inadequados e sem destino podem doá-los à Vigilância Municipal, que os encaminhará à reciclagem.

Como verificar se seu garrafão está na validade

Se você tem um galão antigo em casa, ainda sem data de validade, veja se este não deve ser trocado. Se a informação sobre a data de validade ainda não estiver disponível no garrafão (que está na sua casa), procure a data de fabricação, encontrada na parte inferior da embalagem ou próxima ao bico. A data de validade ou de fabricação dos galões fica na parte inferior ou no bico.

Veja que a data de validade presente no rótulo se refere à água e não à data de validade do garrafão. E, mesmo que a água esteja dentro de sua data de validade, ela não é própria para o consumo se o garrafão estiver vencido.

O envase ou reenvase de água mineral e potável de mesa nas embalagens plástico-garrafão retornável de 10 e 20 litros serão admitidas até seguintes datas:
Vasilhames fabricados em: (tem que ter a data)
Permitidos até: (tem que ter a data)
2005 - vão até 30 de janeiro de 2010
2006 - vão até 30 de abril de 2010
Entre 1º de janeiro até 30 de junho de 2007 - vão até 30 de junho de 2010

Dicas ao comprar garrafões de água

Observe o estado do garrafão;
Verifique a data do envase;
Veja se o lacre e rótulos estão intactos e dentro do prazo de validade. Caso a data esteja vencida, denuncie imediatamente à Vigilância Sanitária de seu município.
Não compre garrafões que estejam expostos ao sol e que fiquem estocados irregularmente.

2 comentários:

Unknown disse...

A informação foi valida, mas como indentificar a data de validade/fabricaçao, já que no local existe um circulo numerado e uma seta no meio com um número.

Grato

Marilda Jorge disse...

Olá Augusto,
Nos próprios galões têm que ter um campo onde está gravada a data de validade dos mesmos!
É só se informar aonde você pede.
Luz e Paz!

Site Meter