Seguidores

sábado, 27 de março de 2010

Para dormir bem

Sessão Saúde e Prevenção.

Todos nós precisamos de descanso para recarregar as energias e combater as infecções. Como é terrível não conseguir dormir! É horrível tentar dormir e não conseguir ou acordar no meio da noite e não conciliar mais o sono. Muitas pessoas têm dificuldade para dormir e para isso, os cientistas recomendam algumas plantas medicinais que de alguma forma ajudam a conciliar melhor o sono. São as seguintes as maravilhosas plantas, nossas amigas: aveia, maracujá, valeriana, capim-limão, camomila, kava-kava e alface.

- Aveia ( Avena sativa ) - herbácea anual, com caule de 50cm até 1,50m de altura. Folhas largas, formadas por uma bainha que envolve o caule. As inflorescências aparecem na ponta do caule, apresentando espigas pendentes. Os frutos são oblongos, afilados nas extremidades, ricos em amidos de grãos compostos e simples.

- Maracujá (Passiflora alata), (Passiflora edulis), (Passiflora incarnata), trepadeira arbustiva, cujos galhos alcançam até 10m de comprimento e que se fixam no apoio por meio de gavinhas. As folhas são alternas, ovadas, lisas e pontudas. As flores são grandes, axilares e de coloração azul-lilás. O fruto é uma baga oval, alongada de casca fina, cor amarela e bem resistente, contendo no seu interior numerosas sementes de cor escura.

- Chá calmante: - despeje 1 xícara(chá) de água fervente sobre 2 colheres rasas (sopa) de flores e folhas picadas. Deixe amornar. Tome 2 xícaras (chá) à noite, nos casos de insônia, e 3 xícaras ao longo do dia nos casos de estresse. Também combate vômitos.

- Alface (Lactuca sativa) - Herbácea de raíz e caule curto. Suas folhas são grandes, membranáceas, arredondadas e curvas, como conchas que abraçam o caule. Sua cor é verde ou violácea. Existem inúmeras variedades de alface, sendo as mais conhecidas as de folhas lisas, crespas, frisadas e as retorcidas. As flores surgem na extremidade do escapo floral, amareladas. O fruto-semente é um aquênio, com papilho plumoso. Remédio à base de alface:

- Em 1 xícara(chá) coloque 1 colher (sopa) de folhas picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara (chá) de 2 a 3 vezes ao dia.

- Valeriana (Valeriana officinalis) - É a mais potente planta medicinal contra insônia. Trata-se de uma herbácea,nativa da Europa, parecida com a erva-doce. As raízes possuem ingredientes amargos de ação calmante e antiespasmódica.

Receita à base de valeriana : - Coloque 2 colheres (sopa ) de raíz e rizoma fatiados em 1 xícara (chá) de álcool de cereais a 70%. Deixe em maceração por 10 dias, coe e acrescente 1 colher (sopa) de glicerina. Tome 1 colher (café) diluído em um pouco de água, 2 vezes ao dia, entre as principais refeições. No caso de insônia, deve ser tomado também à noite, 30 minutos antes de se deitar.

- Kava-kava (Piper methysticum) pertence à família das Piperaceae, a mesma das pimentas. Trata-se de um arbusto de folhas redondas e flores em forma de espigas. É nativa da Guiné, da Indonésia e de outras ilhas do Pacífico. A parte usada são as raízes. Receita à base de kava-kava:

- Despeje 1 xícara (chá) de água fervente em 1 folha média de kava-kava e deixe amornar tampado. Tome 3 vezes ao dia ,depois do almoço,no fim da tarde e na hora de deitar.

- Conselhinhos amigos: - café, chá preto e verde, pimenta e gengibre são estimulantes e devem ser evitados depois do fim da tarde. Evitar também bebidas alcoólicas. Administrar adequadamente as preocupações, e evitar alterações emocionais.

Importante: - não fazer uso destas plantas medicinais, sem antes consultar o médico. Boa saúde e uma excelente semana para todos!

Luz e Paz,

Marilda Jorge

Nenhum comentário:

Site Meter