Seguidores

sábado, 10 de março de 2012

Feriados Judaicos 2012

Purim (08/03) - Purim (em hebraico Purim: plural de pûr, do acadiano puru) é um feriado judaico que comemora a salvação dos judeus persas do plano de Hamã, para exterminá-los, no antigo Império Persa tal como está escrito no Livro de Ester, um dos livros da Bíblia.

Pêssach (07/04) - Pêssach - a festa da Páscoa judaica - é comemorado por sete dias. Ele tem início com uma cerimônia na noite do 14º dia do mês de Nisan (o primeiro mês do calendário judaico). Em todo o mundo, as famílias judaicas reúnem-se para o seder do Pessach, ceia ritual em que relembram a libertação dos hebreus, depois de um longo período de cativeiro no Egito, há mais de 34 séculos.

Shavout (27/05) - Shavuot, a Festa das Semanas, comemora a outorga da Torá no Monte Sinai, sete semanas após a saída do Egito. Neste dia os Dez Mandamentos são lidos nas sinagogas. Também é chamada Chag Habicurim, a Festa das Primícias, que eram levadas ao Templo de Jerusalém, nesta época do ano.

Rosh Hashanah (17/09) - Rosh Hashaná, o Ano Novo judaico, dá início a um período de dez dias conhecido como os Grandes Feriados, ou Yamim Nora'im, um período de penitência e oração que termina com o Yom Kipur. Estes dez dias são concedidos aos judeus do mundo inteiro para uma renovação espiritual. Em Rosh hashaná pede-se perdão pelos erros cometidos com seus semelhantes e comemora-se o início de um novo ciclo.

Iom Kipur (26/09) - Yom Kipur, o Dia do Perdão, é o dia mais sagrado e solene do ano judaico o "Sábado dos Sábados" (Shabat HaShabatot), e é observado no décimo dia de Tishrei. É um dia de jejum, reflexão e orações. É o dia de pedir perdão por promessas feitas a Deus e que foram quebradas, fechando ciclo de renovação espiritual entre Rosh Hashaná e Yom Kipur.

Sucót (01/10) - Sucót inicia-se cinco dias após o Iom Kipur e representa muita alegria. Durante oito dias, a Sinagoga é enfeitada e perfumada com vegetação natural enquanto, nas casas, monta-se um caramanchão com plantas e frutas que representam a Sucá (cabana) - um templo portátil onde os judeus revivem a forma de vida e as habitações de seus antepassados, durante a travessia entre o deserto e a Terra Prometida.

Shemini Atzeret (08/10) - Shemini Atzeret, é a festa da conexão do Oitavo Dia de Assembléia, de acordo com o judaísmo. Depois de completar os sete dias de Sucot, o Oitavo dia significa que o judeu quer permanecer mais um dia na Sucá (na presença Divina). Em Israel, Shemini Atzeret e Simchá Torá são celebrados com uma mesma festa em Israel (22 de Tishrei) e em dois dias na diáspora (22 e 23 de Tshrei). A celebração começa ao entardecer.

Nenhum comentário:

Site Meter