Seguidores

sexta-feira, 30 de março de 2012

Os Poderes da Hortelã

Descrição: Da família das Labiadas, também conhecida como hortelã de cheiro, hortelã de folha miúda, hortelã de tempero, hortelã pimenta e menta. Planta perene, com rizoma lenhoso e caule quadrangular. As folhas são opostas, providas de um curto pecíolo e com margens dentadas. As flores são de coloração lilás ou brancas, reunidas em espigas terminais. O cálice das flores é rico em pêlos gladulares, repletos de óleo essencial. Sua reprodu'ão é por estaca de rizoma ou estolão, pois raramente produz sementes. A época mais indicada para o plantio é o período das chuvas, embora possa ser palntada em qualquer época do ano. Prefere locais sombreados e não é exigente quanto ao clima. O solo deve ser fofo, úmido, bem drenado, rico em matéria orgânica e bem cuidado. A colheita das folhas e flores é feita quando do início da floração.

Partes Utilizadas - Flores, folhas e sementes

Origem: Regiões temperadas do globo.

Modo de conservar: As folhas e as flores são secas à sombra e em local ventilado. armazenar em vidros ou porcelana, com renovação anual.

Propriedades: Antifungica, antiinflamatória, analgésica, anestesica e antiespasmódica. Calmante e digestivo.

Indicações: Seu suco, puro ou com um dentinho de alho, ajuda a combater os vermes intestinais.

Principios Ativos: óleo essencial (terpenos), aldeídos e taninos, resinas, flavonóides, ácidos, carotenos, vitaminas e outros

Modo de usar: infusão de 5 ou 10 gramas de folhas picadas, secas ou frescas, respectivamente, em 1 litro de água. Tomar 1 xícara de chá 3 vezes ao dia como vermífugo. Folhas secas - ingerir 10 à 16 folhas por dia, em 3 doses, às refeições, por 5 ou 10 dias, como vermífugo. Pó - triturar folhas secas e peneirar, misturar uma colher de café do pó com mel. Tomar 3 vezes ao dia, durante 7 dias. Para crianças, usa-se a metade da dose. Vermífugo com alho - amassar 3 ou 4 folhas frescas e um dente de alho, colocar numa xícara de chá, acrescentar água fervente, tampar e deixar esfriar, coar e servir. 1 vez por dia, 1/2 hora antes do café da manhã, durante 5 dias.

Analgésico estomacal e intestinal: em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de folhas picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos, coe e acrescente 1 colher de sobremesa de suco de limão. Tome 1 xícara de chá, entre as principais refeições.

Refrescante; digestivo; estimulante das funções cardíacas: coloque 2 colheres de sopa de folhas e flores e 1 pedaço pequeno de pau de canela em 1 copo de álcool de ereais a 50%. Deixe em maceração por 8 dias. Coe e acrescente 1 xícara de chá de água fria e 4 colheres de sopa de acúcar cristal. deixe em repouso durante 30 dias, agitando o líquido de vez em quando. Tome 1 cálice, 2 vezes ao dia, antes das principais refeições.

Digestivo; calmante estomacal; gases intestinais: coloque 3 colheres de sopa de folhas e flores em 1 xícara de chá de álcool d ecereais a 70%. Deixe em maceração por 8 dias e coe. Tome 1 colher de café, diluido em um pouco de água, 3 vezes ao dia.

Cólicas, estomacais e intestinais; azia; gastrite: em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de folhas e flores, 2 colheres de sopa de folha de guaçatonga picada e adicione água fervente. Abafe por 5 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá 10 minutos antes das principaais refeições.

Nenhum comentário:

Site Meter