Seguidores

quarta-feira, 7 de março de 2012

Propriedades Medicinais do Gengibre

Descrição: Herbácea anual da família das Zingiberáceas, com caule subterrâneo horizontal e ramifica, de onde saem hasdtes longas, com folhas lineares e sésseis. As folhas de cor verde-escura, são lisas na face superior e um tanto ásperas na infeiror. Suas flores amarelas são numerosas, proteidas por escamas membranosas e juntam-se em espigas ovais. O fruto é uma cápsula com sementes. "É uma planta vivaz e aromática. O rizoma, que chamam também de raiz, é rasteiro, carnoso, espesso e nodoso. Contêm uma substância ue é uma espécie de massa sólida e aquosa. Diz-se que é uma palnta quente, isto devido ao seu sabor acre e picante O seu plantio deve ser feito com os pedaços de rizoma, que contenham um olho, e separados à distância de 1o cm um do outro. Depis de 3 meses, as mudas devem ser transplantadas para o local definitivo. Vegeta melhor em climas quentes, em terrenos arenosos, levez, férteis, humosos e bem drenados. Não deve, entretanto, ser plantada durante anos eguidos no mesmo lugar, pois isso diminue sua produção. A colheita começa a acontecer 7 meses após o plantio, quando as hastes ficam amarelas, e deve ocorrer manualmente, revolvenso-se a terra com forquilhas, para não machucá-las.

Parte utilizada: óleo essencial, rizoma.

Origem: Ásia oriental. Foi introduzida no brasil no século XIV, pelos colonizadores. Adaptando-se muito bem em todas as regiões de clima tropical.

Modo de conservar: Lave muito bem os rizomas, enxugue e deixe secar ao sol. Devem ser guardados em vidros escuros ou sacos de pano. Para o uso fresco, cortar em rodelas finas e gaurdar em sacos plásticos na geladeira. Duram de 2 a 3 semanas. os rizomas devem ser protegidos da umidade, para que não surja o ataque de fungos.

Propriedades: Descongestionante, tônico, expectorante, eupéptico, afrodisíaco, digestivo, carminativo, sudorífero.

Indicações: É usada para combater gripes, resfriados, tosses, fraquezas do estômago, rouquidão, bronquites, dores reumáticas, nervo ciático e nevralgias. Impede a formação de gases no aparelho digestivo. Usado também no combate a enxaqueca por bloquear a síntese de prostagladina, sobstância produzida pelo organísmo e que está envolvida nos processos inflamatórios e na dor.

Principios Ativos: Óleo essencial rico em terpenos, fenóis (gingerol) responsável pelo sabor ardente, e resinas.

Modo de usar: decocção - preparar com uma colher de chá da raiz triturada em uma xícara de chá de água. Tomar quatro xícaras ao dia. cataplasma - bem moido ou ralado, amassado num pano. colocar no local, em casos de reumatísmo e traumatísmo da coluna vertebral. O rizoma pode ser mascado puro no caso de rouquidão. Tintura - 100 gramas do rizoma moído em 1/2 litros de álcool, fazer fricções para reumatísmo. xarope - pode ser ralado e adiciomado a xaropes, juntamente comoutroas plantas.

Modo de usar:
- diarréia; 3 a 9g/dia;
- decocção de 50 g de rizoma em 1 litro de água ou 1 colher das de chá em 1 xícara das de chá de água. Tomar 1 xícara 3 vezes ao dia, adoçada com mel (tosse, asma, bronquite e cólicas);
- cataplasm do rizoma moído ou ralado em um pedaço. Aplicar sobre o local afetado (reumatismo e traumatismos na coluna vertebral e articulações; nevralgias e hemorróidas).
- pó: para vômitos.
- rizoma fresco: mascar um pedaço (rouquidão, náuseas, dores estomacais e ânsia de vômito).
- tintura de 100 g do rizoma moído em 0,5 litro de álcool. Fazer fricções tópicas (reumatismo).
- xarope do rizoma ralado misturado com mel;
- suco de um rizoma moído. Coar a aplicar topicamente em ferimentos e cortes;
- geléias, pudins, doces, aromatização de bebidas, cocada nordestina, pé-de-moleque e com canela, para preparar o quentão.

Cólicas intestinais; eliminador de gases do estômago e intestino; estimulante da digestão: em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sobremesa de rizomas fatiado e adicione água fervente. Abafe por 5 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, nas principais refeições.

Dores reumáticas; cólicas intestinais; eliminador de gazes do estômago e intestino; estimulante da digestão: em um pilão, coloque 2 colheres de sopa de rizoma picado. Amasse bem e adicione 1 xícara de chá de ácool de cereais a 90%. Deixe em amceração por 5 dias. Coe e armazene em frasco escuro.Tome 1 colher de café, diluído em um pouco de água, 2 vezes ao dia.

Reumatísmo; artrite; entorses; dores musculares; nevralgias: em um pilão, coloque 1 colher de chá de rizomas picado, 1 colher de chá de pimenta vermelha ardida, 1 colher de chá de mastruço e 1 xícara de café de óleo de cozinha. Amasse muiot bem. Leve essa mistura ao fogo em banho, aplique na região dolorida, 2 vezes ao dia, fazendo ligeira massagem. Cubra em seguida, apra aquec er o local.

Asma brônquica; bronquite; amigdalite; rouquidão; tosse: em 1 xícara de café, coloque 1 colher de sopa de rizoma fatiado e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos, coe e acrescente 2 xícaras de café de açúcar mascavo e o suco de 1 limão. Misture bem até dissolver o açúcar. Tome 1 colher de sopa, 3 vezes ao dia. para crianças dar somente 1 colher de sobremesa, 3 vezes ao dia.

Simnusite; rinite: em um recipiente com um litro de água em fervura, coloque 1 colher de sopa de rizoma fatiado. Desligue o fogo, cubra a cabeça com um pano e inale os vapores que se desprendem, de manhã e à noite, antes de dormir

Aromaterapia: Estimulante.

Um comentário:

Joemir Rosa disse...

Ótima dica, Marilda!
O nosso equilíbrio está na Natureza, da qual fazemos parte!
E o gengibre é apenas um pequeníssimo exemplo disso!!!
Gosto muito qdo vc coloca essas dicas práticas, que podem ajudar muita gente!!!!

Beijos!!!!

Site Meter