Seguidores

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Os Poderes da Maçã

Descrição: Planta da família das Rosáceas, arvore de porte médio e bastante ramificada, com tronco curto. As folhas são alternas, dentadas e ovais. As flores brancas e pequenas. O pseudofruto é a parte branca e comestível e o fruto verdadeiro é a parte interna do pseudofruto, onde estão contidas as semntes, e que não é aproveitável. Reproduz-se por porta-enxertos, que crescem mais rapidamente e com maior produtividade. O solo, de preferência, deve ser sílico-argiloso, fértil e bem drenado. A macieira é uma árvore decídua com flores organizadas em cachos simples. A fruta não é na verdade um fruto e sim um pseudofruto. As macieiras são cultivadas extensamente por toda as regiões de clima temperado do mundo, e a fruta está disponível amplamente em mercados comerciais do mundo inteiro. Mais de 1000 cultivares da maçã foram identificados.

Partes Utilizadas: Frutos, casca e flores.

Modo de Conservar: O pseudofruto é utilizado maduro. Pode ser seco ao sol, em lugar ventilado e sem umidade. Armazenar em frascos de vidro ou porcelana.

Propriedades: Antidiarréica, laxante, diurética e depurativa.

Indicações: Reguladora das funções intestinais, combate artrite, reumatismo, cálculos urinários, diminui o colesterol, tratamentos para câncer, diabetes, febres, doenças do coração, escorbuto, verrugas, tanto constipação quanto diarréia, a maçã ajuda a limpar os dentes.

Principios Ativos: Floretina (antibactenano); Cianeto de hidrogênio (HCN); Glicósido cianogênico: amigdalina (sementes) Flonzina: óleo amarelo de semi-secagem (sementes) Pectina 17%; Ácidos pécticos; Taninos; Procianidinas Flavonóides: quercetina; a~a-fameseno; Ácidos shikimico e clorogénico.

Modo de usar: cozinhar uma maçã sem pele e sem caroço. Deixar em repouso uma noite, adoçar com mel e tomar um copo, 2x ao dia.

bronquite:
ralar uma maçã e misturar com mel ou açúcar, deixar em repouso 10 h. Coar e beber durante o dia.

Febre: juntar a uma maçã picada, sem pelo e sem caroços, 10 g de Melissa oficinalis, o sumo de 1/2 limão, canela e 1/2 litro de água fervendo e 2 colheres de mel. Beber durante o dia.

Digestivo; laxativo; calmante; diurético; depurativo do sangue; protetor da mucosa intestinal: em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de maçã seca e picada e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, antes das princ ipais refeiçòes.

Antidiarréico; refrescasnte; revigorante: retirre a casca de 1 maçã, fatie e coloque para cozinhar em 1/2 litro de água. Deixe cozinhar por 10 minutos. Após, amasse com um garfo os pedaçao de maçã untamente com o líquido do cozimento. Coe em uma peneira e adicione o suco de 1/2 limão. Tome. à vontade,a doçado ou não. MAntenha o preparado em geladeira.

Máscara descongestionante; restauradora da pele; protetora da mucosa: em um recipiente, coloque 1/2 maçã ralada sem casca e sem semntes, 1 colher de sopa de farinha dea rroz ou de trigo e 1 colher de sopa de iorgute natural. Misture bem até formar uma pasta, deixando agir durante 20 minutos. Logo após, lave com água morna.

Pele do rosto e percoço, tonifica, nutre, revigora, hidrata e aumenta a elasticidade : coloque 1 maçã picada ou ralada em 1 xícara de café de leite em fervura. Deixe cozinhar até amolecer bem. espere esfriar e esmague a maçã misturada ao leite, até formar uma pasta. Lave o rosto e o pescoço e aplique com o auxílio de um pincel, deixando agir por 20 minutos. Após, lave com água fria.

Nenhum comentário:

Site Meter