Descrição: Da família das Cucurbitaceae. Também conhecida como concombre (francês), cucumber (inglês), cetriolo (italiano), gurke (alemão), pepino (espanhol). Planta anual, com hastes grossas e ramosas, rasteiras, angulares, que se espalham pelo terreno ou agarram em obstáculos com o auxílio de gravinhas. As folhas sào verdes-foscas, palmadas, com 3 a 5 lóbulos triangulares, acumnadas e dentadas, semelhantes às da parreira da uva. AS flores,d e cor amarela, sào unissexuadas, existindo flores masculinas e femiinas numa mesma palnta. O fruto é carnoso, tipo baga, de formato cilíndrico, de tamanho e cores variáveis de acordo com o cultivo, com eminências espiriformes e riscos claros. De acordo com o cultivo , os frutos podem ser verdes, amarelo-cloros ou rajados, e do tipo Aoday (japones), mercador comprido, mercador meio-comprido e pequeno. A reproduçào é feita por semeadura e os solos que lhe são favoráveis são areno-argilosos, bem drenados, férteis e fracamente ácidos. Extremamente sensível ao frio, desenvolve-se bem em regiòes temperadas, tropicais e equatoriais. A colheita começa geralmente, de 60 a 70 dias após a semeadura e prolonga-se por 3 ou 4 meses.
Parte utilizada: frutos.
Modo de conservar: Os frutos, com as sementes, geralmente são consumidos frescos, bem verdes, quase sempre crus. Para seu uso deve ser retirada a substância amarga, que se encontra na polpa do pedúnculo. Assim, corte uma fatia perto do pedúculo e esfregue bem. Tore a casca no sentido da ponta para o pendúculo.
Princípios Ativos: vitaminas A, B, C e K, flúor, potássio, fósforo, cálcio, sódio, silício, enxofre, cloro, magnésio, ferro.
Propriedades medicinais: antiinflamatório, aperiente, calmante, digestivo, diurético, estimulante, refrescante, remineralizante, sedativo, sonifero, tônico.
Indicações: angina, artrite, cabelos, caspa, cobreiro, dor de garganta, dor de queimadura, menopausa, fígado, pele, picada de inseto, pressão arterial, problemas renais e cardiovasculares, gota, rins, reumatismo, rouquidão, ruga, unhas, vesícula.
Modo de usar:
Loção refrescante da pele seca, queimaduras de sol e rachaduras na pele: cooque 2 colheres de sopa de casca bem picadas em 1 xícara de chá de água . Leve ao fogo e deixe ferver até amolecer bem em um pilão. Coe em um pano e esprema o resíduo. Adicione ao líquido obtido o suco de 1 limão e 1 colher de sopa de glicerina. Misture bem, até adquirir uma consuistência pastosa. À noite, após a limpeza da pele, aplique nas partes afetadas, com um chumaço de lagodão. Este tratamento não deve ser feito durante o dia.
Creme anti-rugas; sardas: em um recipiente, coloque 1 xícara de café de suco da polpa do fruto e adicione 1 colher de chá de óleo de cozinha ou azeite, 1 colher de sopa de farinha de trigo e 1 colher de sopa de amido de milho, Misture bem até obter uma consustência macia, acrescentando um pouco mais de farinha de trigo ou amido, se nescessário. À noite, após a limpeza do rosto e antes de dormir, aplique com os dedos eo creme, massageando levemente. Repita o tratamento 1 vez por semana.
Máscara facial: retire as pontas de 1 fruto deixando o mesmo com a casca. Fatie em rodelas bem finas, quase tranparentes. Após a limpeza do srosto aplique as rodelas e aguarde, em repouso, o temponecessário para elas se soltem. Em seguida, enxágue o rosto com água fria, sem esfregar a pele.
Digestivo: retire as pontas de 1/2 quillo de pepino Aoday (tipo japones), fatie em rodelas pequenas e salpique1 colher de sopa rasa de sal, misturando bem. Deixe em maceração por 1 noite, extraia toda a água que se formou e reserve as fatias. Misture 1 xícara de café de vinagre e 1 colher de sopa de açúcar. Leve ao fogo brando até homegeneizar. Espere esfriar e coloque nas fatias de pepino reservadas. Coma a gosto,antes das principais refeições.
Farmacologia: A alta concentração de silício e enxofre, promove o crescimento capilar. O alto teor de potássio o faz valioso coadjuvante no tratamento da hipertensão arterial.
Posologia: O pepino possui uma substância amarga, mais localizada próxima ao pedúnculo, que deve ser retirada por fricção das partes cortadas, para o uso. As preparações são feitas com a casca, a polpa ou só as sementes de frutos frescos, que devem ser preparados na hora, O consumo como alimento requer os mesmos cuidados. O suco pode ser misturado ao de cenoura, beterraba e alface, tanto como remineralizante, como nos casos de gota e doenças renais;
Suco de pepino fresco: 1 fruto centrifugado ou batido e espremido, para uso interno em casos de inflamações, reposição de potásssio, gota, artrites, como diurético; O mesmo suco pode ser usado topicamente nas afecções da pete, rachaduras dos tóbios e dos seios; A água do deccoto de 2 colheres de sopa de cascas misturada ao suco de 1 limão e 1 colher de sopa de glicerina se constitui em excelente loção refrescante para uso tópico notumo nas afecções da pele; O suco de 1 fruto acrescido de amido de milho deverá ser usado à noite, semanalmente como tratamento anti-rugas. anti-sardas e para manchas: A polpa do fruto pode ser aplicada como cataplasma diretamente sobre a garganta para debelar inflamações; As rodelas do fruto apfcadas diretamente sobre o rosto funcionam como máscara rejuvenescedora e embelezadora facial: Com as se-mentes prepara-se uma emulsão que suaviza dores de queimaduras, herpes, hemorróidas, abscessos, e escoriações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário