Seguidores

sexta-feira, 22 de março de 2013

Os Poderes da Lavanda

Erva mediterrânea, a lavanda está associada à idéia de limpeza - desde que os romanos começaram a usá-la em seus banhos. De fato, o nome vem do latim lavandus, que significa lavar. O óleo essencial de lavanda é conhecido hoje por suas muitas aplicações aromaterapêuticas.

A lavanda continua a ser um dos aromas favoritos para roupas e armários, sabonetes e até lustra-móveis. Ela era tradicionalmente inalada para aliviar a exaustão, insônia, irritabilidade e depressão. Na era vitoriana, as mulheres a usavam em travesseiros, que cheiravam para se recuperar os desmaios causados pelos corpetes apertados.

Duas plantas aparentadas chamadas spica e (L. latifolia) e lavandin (L. intermedia) são produzidas em maior quantidade, mas seu aroma é mais áspero, com mais presença de cânfora, e suas qualidades curativas são inferiores, embora elas ainda sejam úteis como desinfetantes. Menos dispendiosas na produção, elas em geral são vendidas como lavanda.

Principais componentes da lavanda: linalol, linalil acetato, geranile, eucaliptol, pinene, limonene, cineole, fenol, cumarinas, flavonóides

O aroma da lavanda: um cheiro doce, floral e herbal, com uma nota balsâmica.

Propriedades terapêuticas da lavanda: anti-séptica, estimulante da circulação; alivia espasmos musculares e cãibra.

Usos da lavanda: a lavanda está entre os mais seguros e mais amplamente usados dos óleos aromaterapêuticos. Alivia dores musculares, enxaquecas e outras formas de dor de cabeça e combate inflamações. Também é um dos óleos essenciais mais anti-sépticos, tratando muitos tipos de infecções, entre as quais pulmonares, respiratórias, vaginais e especialmente candidíases.

A lavanda é adequada para todos os tipos de pele. Cosmeticamente, parece servir como regeneradora de células, ótima em cicatrização e estrias, e supostamente retarda as rugas. Usada em queimaduras, queimaduras de sol, feridas, lesões de pele e infecções cutâneas.

A lavanda também é usada para indigestão e cólicas, e estimula a imunidade. Das diversas fragrâncias testadas por pesquisadores da aromaterapia, a lavanda é a mais efetiva em relaxar as ondas cerebrais e reduzir o estresse. Também reduziu em quase 25% os erros de pessoas que trabalham no computador, quando usada para perfumar escritório

Nenhum comentário:

Site Meter