Seguidores

terça-feira, 28 de maio de 2013

Como se proteger do frio

Este ano parece que teremos um inverno particularmente frio. Como bem sabemos isso é sempre sinônimo de gripes, resfriados e outros problemas respiratórios. Vale a pena relembrar alguma dicas para se proteger do frio para não adoecer toda hora.

O primeiro ponto é se agasalhar adequadamente. Estamos tão desacostumados com o frio que numa falta de atenção podemos sair de casa mal agasalhados e acabar sendo surpreendidos por uma mudança de tempo brusca. As crianças e idosos são mais vulneráveis à falta de agasalho, por isso é preciso cuidado redobrado com eles. Um cachecol protegendo o pescoço é importante, na visão da medicina chinesa, já que aí se situam os pontos aonde o frio penetra no organismo.

Também devemos, conforme nossos avôs ensinavam, proteger os pés contra o frio, fazendo o famoso escalda-pés e colocando duas ou três meias. Isso é importante, pois os nossos pés tem, conforme ensina o do-in e shiatsu, um mapa completo do nosso corpo através de seus pontos energéticos, ou seja, um pé frio significa um corpo frio e um pé quente significa um corpo quente.

Outro cuidado, também prazeroso, é tomar com frequência bebidas quentes. Uma xícara de chá ou café quente vem bem a calhar nos dias frios. Algumas ervas que podem ser colocadas nos chás são chamadas de "amornantes" pela medicina chinesa e ayurvédica. Isso significa que elas podem proteger contra as doenças causadas pelo frio. A canela, o gengibre, a erva doce e a pimenta do reino são algumas das plantas comuns que exibem essas características.

Algumas modificações na alimentação são recomendadas pelas medicinas tradicionais. Deve-se evitar as saladas e outros alimentos frios como sorvetes. No seu lugar podemos colocar uma entrada quente como uma sopa e outros alimentos previamente aquecidos. As medicinas tradicionais ainda recomendam evitar excesso de alimentos de natureza "refrescante" como laticínios.

Existem algumas plantas medicinais que estimulam a imunidade e podem reduzir a chance de contrair um resfriado. Entre essas plantas a mais estudada é a equinácea (Echinacea purpúrea ou E. pallida), que era usada pelos índios norte-americanos no tratamento de infecções. Em estudos clínicos, a equinácea demonstrou ser ativa contra infecções, incluindo resfriados.

Um comentário:

Joemir Rosa disse...

Ebaaaaa!!
Mais dicas ótimas!!!
Luz e paz!!!
Beijos!!!

Site Meter