Seguidores

quinta-feira, 4 de junho de 2009

HISTÓRICO DOS ARCANOS NO TARÔ



O APRENDIZADO - do Arcano 0 - O LOUCO ao VII – O CARRO-COMANDO.


A LAPIDAÇÃO DO BRILHANTE - de VIII - A JUSTIÇA à XIIII – A TEMPERANÇA

O BALANÇO DA VIDA - do XV - O DIABO ao XVIII - A LUA

O DOUTORAMENTO E RENASCIMENTO - de XIX - O SOL ao XXI - O MUNDO


O LOUCO nasce como uma criança, precisando aprender tudo e, sem medo, enfrenta todos os perigos com grande proteção. O MAGO é o adolescente com tudo nas mãos, mas tendo que aprender passo a passo, pois os instrumentos recebidos são para o próprio aprendizado. Encontra-se com A SACERDOTISA que lhe ensina o significado do cada ferramenta: o bastão, a espada, as moedas, e o cálice. Passo a passo estudam e trabalham desenvolvendo O LOUCO, que já é um MAGO. Tudo é feito com sabedoria, serenidade e amor. A SACERDOTISA, como boa mestra, se junta à IMPERATRIZ para dar ao MAGO a mãe prática e eficiente, mostrando os dois lados da mulher: o lado espiritual e o lado material (físico).

A SACERDOTISA lhe dá a vida interior para gerir os segredos dos dons e dotes paranormais.

A IMPERATRIZ o leva ao mundo ensinando o dia-a-dia. O MAGO aprende, então, as sete artes liberais: Gramática, Lógica, Retórica, Geometria, Aritmética, Música e Poesia.

Em seguida, ele é entregue ao IMPERADOR, pois está pronto para desenvolver os seus dotes masculinos plenamente.

O MAGO se torna forte, aprende o comando e conhece o poder. É levado ao caminho da família, sendo filho, irmão, pai, marido e amante. Neste momento, em sua vida, entra o mestre - O PAPA. Este ajuda O MAGO a desenvolver mais três estudos importantes: Filosofia, Astrologia e Teologia.

O MAGO se torna, então, um IMPERADOR coroado pelo PAPA, passando a ter grandes responsabilidades em suas escolhas, tendo que separar o joio do trigo.

O Arcano VI - OS AMANTES, o ensinará a dominar os sete pecados capitais, combatendo em si mesmo o orgulho, a cólera, a luxúria, a gula, a inveja, a preguiça e a avareza. OS AMANTES fará o homem decidir, através de seu livre-arbítrio, os caminhos de sua vida, sempre construindo ou destruindo. Neste ponto ele estará plantando para uma colheita futura, quando precisará firmar-se e buscar suas verdades.

Para ajudá-lo, entra em cena O CARRO-COMANDO, onde O LOUCO, que virou MAGO, passa a entender como IMPERADOR, assumindo novas responsabilidades. Sabe que, tomando decisões, terá também que assumir as rédeas da sua nova Rota da Vida. Ele entra, então, na segunda fase desta Rota: a Lapidação do Brilhante.

Nesta fase, a briga maior será o fato de ter de encarar o seu EU interior e o TU estereotipado.

A JUSTIÇA o coloca à prova. O homem, até então desavisado, terá de ficar atento e manusear itens quase subliminares. O equilíbrio em todos os sentidos se faz necessário. Cobranças kármicas acontecem e o nosso personagem terá que parar um pouco para reciclar atitudes e condutas.

Aparece para ajudá-lo, então, o sábio ERMITÃO ensinando a obediência, perseverança, recolhimento e prudência, mostrando uma luz no fim do túnel. É neste momento que as forças dos prós e contras fazem com que o nosso personagem mude seus valores.

Para isto, a RODA DA FORTUNA é a grande aliada que entra para renovar e fazer O LOUCO dar sua primeira guinada, ajudando-o ainda mais quando se encontra com A FORÇA. Ela lhe dá total consciência para vencer os obstáculos e tentações, administrando suas vontades.

A FORÇA mostra ao LOUCO que não deverá matar seus desejos e emoções mas, sim, aprender a dominá-los para poder usá-los de forma correta no futuro, mesmo nos sacrifícios.

O homem, neste momento, se acha totalmente capaz, mas se esqueceu que o mundo não gira em torno dele somente. O ENFORCADO aparece para lembrá-lo disto, preparando-o para a morte de uma fase, onde se joga fora o velho modelo de pensar e agir. O nosso personagem se colocou nesta situação de aprendizado, onde não adianta o querer, pois agora é momento de aguardar.

Sai deste arcano bem mais maduro para enfrentar A MORTE. Esta transmuta e limpa o terreno para uma nova colheita. É o fim de uma fase e o começo de outra.

O novo homem nasce junto com A TEMPERANÇA, o arcano da paciência, ensinando-o a ter jogo de cintura e a lidar com situações diferentes. Ele se torna mais moderado, paciente e amigo, deixando paz e harmonia por onde passa. Aprendeu também a não esperar nada de ninguém. Sabe que é dando que se recebe, porém nem sempre da mesma pessoa. Segue, então, sua Rota da Vida com muito mais equilíbrio. O homem deixou para trás a lapidação do brilhante e passa para o “Balanço da Vida” onde, com provas e comprovações, vai mostrar a si mesmo e ao mundo o que aprendeu até o momento.

O primeiro arcano deste processo é O DIABO, a sabatina das suas paixões, loucuras e ilusões, sofrendo todos os tipos de tentações carnais, espirituais, emocionais, familiares e financeiras. O homem enfrenta, de verdade, suas situações e sai, deste arcano, como um vencedor ou um perdedor de vez.
O próximo arcano difícil é A TORRE. Ela entra na vida do nosso personagem de forma única, não deixando dúvidas. Ela veio para destruir o antigo, mudar o atual e refazer planejamentos para o futuro.

O futuro traz A ESTRELA, o anjo da guarda, guiando e amenizando os conflitos para terminar o balanço geral da vida do LOUCO . Ela deixa fluir mais suavemente, protege, abre nova perspectiva, dirige para a luz com novas normas.

Quando o nosso personagem chega até o portal da LUA, ele realmente passou com honras e glórias pela ROTA DA VIDA. A LUA pode ser o fim ou o começo de uma nova diretriz. Ele só poderá percorrer o último estágio dos três arcanos finais, se superar ou ignorar esta fase. Para o ser humano espiritualizado, esta fase será uma benção e uma passagem das mais proveitosas. Para o ser humano materialista e vicioso, o maior castigo, a derrota total.

Se passou no último combate energético, o nosso soldado da Luz entra na fase final onde recebe o diploma e faz o doutoramento. Encontra-se com O SUCESSO onde tudo é iluminado, protegido e auxiliado pelo próprio merecimento. O Homem atingiu outro nível de consciência e parte para novos caminhos.

O JULGAMENTO é um grande aliado. O nosso MAGO se transformou em um mestre e ensina outros seres como ele a reviverem das cinzas. Agora atinge a honra e reconhecimento encontrando-se com O MUNDO. Ele concluiu a rota mais importante de sua vida... vinte e um degraus foram vividos e iluminados pela sua força de vontade.

Agora O MUNDO lhe dá o direito de renascer como LOUCO outra vez. Porém, agora, com toda a experiência, trabalhando os quatro elementos básicos: Fogo, Terra, Ar e Água.

Nesta segunda jornada, nem sempre terá que enfrentar uma sequência, poderá estar liberto, pois sabe como enfrentar as paixões. Nem todo ser humano consegue, numa vida inteira, chegar neste estágio. A maioria fica no aprendizado. Outros por medo, preguiça, etc, param na fase de lapidação do brilhante e se perdem através de sistemas viciosos.

Os que forem Soldados da Luz desta nova Era conseguirão completar o ciclo. Estes serão protegidos por merecimento. A Rota completa do Tarot abre o quarto portal e o começo do quinto, onde o despertar da consciência mostra nossa tarefa para o Terceiro Milênio.

Todo este processo explica o trabalho dos seres angelicais, estelares e dimensionais, contatando os seres humanos em todo o planeta. Suas metas estão sendo cumpridas, suas experiências assimiladas, cada um estará onde deve estar.

Não se conhece o amor sem passar pela dor! Mas, com conhecimento e equilíbrio, poderemos dominar emoções tão diferentes e tão iguais!

Para todos que tenham interesse de conhecer mais sobre este trabalho – A Terapia da Busca - , clique aqui para enviar um e-mail.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

2 comentários:

Andrey Aspetta disse...

Que agradável surpresa poder reler sobre a história dos arcanos no Tarot!! Tenho certeza que isso vai interessar a muita gente, uma vez que a maioria das pessoas não conhece e tem um certo preconceito com leitura de Tarot.
É muito gostoso ler o que cada arcano significa e, principalmente, acabar com a ideia preconceituosa que o Tarot serve pra "adivinhar" o que vai acontecer no futuro!

Parabéns por mais essa iniciativa prática!!!

Andrey, from Venice!

Marilda Jorge disse...

Não é? Se o Tarot fosse divulgado da forma certa, muitas pessoas pensariam diferente...
Um beijo amigo e saudades!

Site Meter