Seguidores

terça-feira, 9 de junho de 2009

Não complique a vida!

Você sabe viver?

Texto enviado por JUSSARA ALBERTI PERESTRELO, obrigada pela colaboração.

O limite entre a felicidade e o sofrimento é muito sutil, quase imperceptível. Quando refletimos sobre a felicidade, parece que ela é uma meta a ser atingida. Um êxtase. Prazer instantâneo, bem estar eterno. Parece que ela vem de fora para dentro. Ficamos esperando a tal da felicidade chegar. Ela não chega. Rodeia. Faz hora. Quase chega, mas não chega. Pensamos que ela é controlada, manipulada. Não! A emoção da felicidade é bem sutil e leve.

Uma dor de cabeça ali, um filho difícil acolá, a casa do vizinho assaltada. Pronto ,a felicidade já era! Ela acaba quando sua imaginação é atacada por fantasmas diversos onde o medo toma conta. Percebe que nem sempre pode controlar tudo e todos. Percebe a dimensão da própria fragilidade.

Você é assaltado por estímulos de toda espécie que impedem a tal da felicidade. Alguns associam a "figurinha difícil" ao sucesso, dinheiro e poder. Ledo engano!

A felicidade é conquista. Atualmente, as coisas estão mudando. O mundo parece um caos! A violência amedronta. A mídia estimula comportamentos, dita moda e estilo. Se você não se encaixa, está frito! Muitos procuram na beleza, o ideal de felicidade. Parece nostálgico! Nossa essência pura é bela, perfeita. E, por esse motivo, a saudade de um lugar que nunca fomos, de emoções nunca sentidas, de pessoas perfeitas. Sentimos saudades de sentimentos que nunca cultivamos. Isso é nosso desejo de perfeição. A perfeição atrai felicidade. A imperfeição atrai emoções cambeteantes, comportamentos falsos. Atitudes hipócritas.

Saiba viver! Livre-se de inutilidades, corrigindo suas faltas. Não arrume encrenca e nem problemas. A frase mais sábia: mais cedo ou mais tarde, você colherá o que plantou. O mundo é injusto e ingrato? É ! No entanto, há uma lei poderosa de harmonia e equilíbrio. Deus? Sim. Algo controla tudo de forma a atingir a plenitude e o equilíbrio. Infringir essa lei é atrair sofrimento.

É mais simples do que você imagina. Em certos momentos, precisamos enxugar a vida com pano de prato. Ficar somente no essencial. Deixar os detalhes para depois. Sermos práticos, objetivos e verdadeiros. Isso conta também nos relacionamentos. Se você magoa alguém, será magoado. Prejudicou alguém? Um dia, o bumerangue volta para você.

Nada mais complicado do que os relacionamentos pessoais. Dentro dessa roda viva, moram os grandes dramas e sofrimentos. Como você lida com eles? Quanto mais for egoísta, controlador, mais atrairá sofrimento. Se esperar perfeição das pessoas, fatalmente será infeliz. Nada espere , porque vai se decepcionar.

Falam da tal da auto-estima, não é? Propalam auto-estima para lá e para cá. "Tenha auto-estima". "Ame-se!" Não menciono aqui a auto-estima pautada no egoísmo vazio e inútil. Narciso se apaixonou por sua imagem no lago. Ficou pasmo! A verdadeira auto-estima é transparente, mas instável como a água do mar. Vem e vai com as ondas. Conseguir estancar o ritmo das marés é impossível. Conforme-se. Será tarefa diária lidar com a tal da auto-estima.

Fazer-se de coitadinho pondo a culpa nos outros pela sua burrice ou irresponsabilidade é ser um bebê! Os bebês precisam de colo. Sensíveis. Delicados. Quando tropeçam caem. Vivem caindo. Vai ser um bebê a vida toda?

Controlar emoções. Sabedoria. Esperteza. O bobo só diz sim. Parece cordato, mas dentro dele há um vulcão de raiva. Um dia, ela explode. Alguns ficam assustados: "Ele era o funcionário mais bonzinho e deu uma surra no chefe! Como é que pode?"

Ninguém é bonzinho. Moramos num planeta inferior. Nesse Universo, moram galáxias mais evoluídas. Estamos aqui, porque atraímos com nosso comportamento a energia terrena. Merecemos estar aqui. Para ser feliz? Sim, por que não? No entanto, não estamos preparado para a felicidade. Simplesmente, porque somos imperfeitos.

Não complique sua vida imaginando problemas onde eles não estão. Nossa felicidade ou infelicidade está na imaginação. Use-a a seu favor. Mãos à obra! Planeje sua vida, mas nem tanto. Solte a corda um pouco e não tenha tanto medo de ser bom. Algumas pessoas fingem ser boas. Planejam boas ações, sorrisos, mas depois cobram.

A felicidade mora na simplicidade. Aceitação. Luta sem lutar. Ela não mora no orgulho, na violência e no egoísmo.
Pode ser que ela more na experiência vivida, na paciência e na serenidade. Quando você não está sereno, não está feliz. O sofrimento pode moldar seu caráter e diplomar o aluno candidato à felicidade. Ele sabe aonde não deve pisar, porque já foi mordido ou ferido.

A felicidade pode morar no sonho, mas não vive dele. Aquele que não sonha mais , perde a capacidade de ser feliz. Não luta, não faz. Apenas vive como um autômato.
Felicidade não é individualista. Aquele que vive pensando somente em si mesmo, põe a imaginação para funcionar contra ele. O ego absorve a vida dessa pessoa. Completamente. Só olha para o próprio umbigo.

Felicidade é tornar simples o que parece complicado. Ser feliz quase de graça sem esperar muita coisa da vida, nem das pessoas. Cautela com as expectativas. Baixar o topete. Quando você imagina que é o "rei da cocada preta", pronto! A vida lhe passa uma rasteira! Perde tudo! Um tombo para que você se lembre de que o chão está ali mesmo.Chão duro. Machuca. Esfola. Quem mandou só olhar para o alto? Não olha para os lados? Não presta atenção aonde pisa?

Todos caminhamos para uma viagem eterna, derradeira. Quando tiver abarrotado de problemas, enfrente com bom humor. Um de cada vez.

Não complique a vida. Não faça problemas, porque você sabe que eles virão sempre, desafiando seu caráter, para que você melhore a cada dia.

Em alguns momentos seja detalhista, observando o belo, detalhando o que tem de bom. Em outras ocasiões, fique apenas com o essencial. Não leve tudo ao pé da letra. Não se melindre tanto.

Leve a vida com leveza. Pelo menos tente!

Nada mais leve do que o amor! Não economize amor jamais!

Quando de repente, num fugidio momento de felicidade, encontrá-la, passe aos outros! Isso! Ensine, partilhe, conviva, saboreie com todos o gostinho da felicidade!

A felicidade adora partilhar, repartir.

Ela é uma sabedoria generosa.

Seja feliz!

2 comentários:

Maykon Araujo disse...

Tudo o q eu precisava ouvir, valeu.

Marilda Jorge disse...

Obrigada pela visita e muita Luz e Paz!
Seja um seguidor do blog.
Luz e Paz!

Site Meter