Seguidores

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Quero ser monge / monja Zen


Assistindo por acaso um programa na TV aberta, vi uma entrevista espetacular de uma mulher com muitas vidas... Monja Coen!
Ela em total simplicidade explicou com carinho e amor toda a sua vida e não mediu esforços em todas as palavras, destilou um grande Amor de Ágape.
Segue abaixo uma fase da sua vida.
Monja Coen Sensei é missionária oficial da tradição Soto Shu - Zen Budismo com sede no Japão e é a Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista, criada em 2001, com sede em Pacaembu.
Iniciou seus estudos budistas no Zen Center of Los Angeles - ZCLA. Foi ordenada monja em 1983, mesmo ano em que foi para o Japão aonde permaneceu por 12 anos sendo oito dos primeiros anos no Convento Zen Budista de Nagoia, Aichi Senmon Nisodo e Tokubetsu Nisodo.
Participou de vários cursos e programas de formação para monges tendo se graduado no mestrado da tradição Soto Shu. Retornou ao Brasil em 1995, e liderou as atividades no Templo Busshinji, bairro da Liberdade, em São Paulo, e sede da tradição Soto Shu para a América do Sul durante seis anos. Foi, em 1997, a primeira mulher e primeira pessoa de origem não japonesa a assumir a Presidência da Federação das Seitas Budistas do Brasil, por um ano.
Participa de encontros educacionais, inter religiosos e promove a Caminhada Zen, em parques públicos, com o objetivo de divulgação do princípio da não violência e a criação de culturas de paz, justiça, cura da Terra e de todos os seres vivos.
Inspira-se na frase de Mahatma Gandhi: "Temos que ser a transformação que queremos no mundo.”
Como recebi algumas perguntas sobre ela resolvi dar a resposta com suas próprias palavras em relação ser monja ou monge. Espero que gostem!
Luz e Paz,
Marilda Jorge

“Uma pergunta que sempre nos vem por e-mail é essa: quero ser monja ou mongezen budista, qual o mosteiro, no Brasil, onde posso receber o treinamento e a ordenação? Abaixo uma resposta minha a esta última pessoa que fez a pergunta.
Você deveria se preparar para fazer retiros e conhecer vários locais de prática, antes de se adiantar quanto a ser monja ou residir em um mosteiro. Realmente não há no Brasil, que eu saiba, um local como o que você gostaria.
Parece que em Pirenópolis há um início de mosteiro, mas não sei se recebem. O mesmo com o Mosteiro Zen de Ibiraçu, perto de Vitória (ES), mas lá só é possível hospedar-se para os retiros Zens chamados sesshin. Na Europa há vários grupos, tanto na França, como na Itália, Espanha, Polônia, Inglaterra, Alemanha, com grupos mais antigos e mais organizados, capazes de receber hóspedes por mais tempo.
Nos Estados Unidos da América do Norte também. O Zen Mountain Monastery, o Zen Center of Los Angeles, o Zen Mountain Center (todos ligados a White Plum Asangha) e também o Mosteiro de Tassajara ligado ao Zen Center de San Francisco, entre muitos outros grupos e centros de prática zen budista ou budista em geral.
Se não for o Zen, há grupos tibetanos - como o do Lama Padma Santem, que me parece ter uma residência de treinamento interessante, em Viaçáo, RGS e também em Três Coroas, RGS há um local tibetano bem interessante de práticas residenciais. Eu não saberia dizer mais do que isso.
Aqui em SP recebemos pessoas apenas para os retiros e muitos são em outros locais.
O que você faz no momento? Estuda, trabalha? Quais suas condições financeiras para se hospedar em um local de prática no exterior? Que línguas você fala?
Minha sugestão, como escrevi acima, é que você participe de retiros Zen Budistas (e há muitos por todo o Brasil), para conhecer e ser conhecida e, quem sabe, se realmente for adequado fazer - depois de uns três anos de prática assídua com o mesmo mestre, - a ordenação monástica e então, seguir as orientações de seu mestre.
“Programe-se para o zazen.”

2 comentários:

Zé e Ana disse...

Maravilha esta monja! É de uma bondade fora de qualquer comentario.

Marilda Jorge disse...

Realmente ela é um exemplo de vida.
Teve sempre uma rica vida exterior sem atrapalhar a interior!!!
Obrigada pela opinião e o carinho da visita e do post.
Luz e Paz!

Site Meter