Seguidores

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Chá, remédio natural

O chá é proveniente das folhas verdes e frescas da planta Camellia Sinensis, da família das Teáceas. Porém, também se designam como chás as infusões provenientes de outras plantas. Uma xícara de qualquer tipo de chá obtém-se colocando água a ferver sobre alguma substância, deixando ficar em contacto durante certo tempo para lhe extrair os princípios alimentícios ou medicamentosos.
As infusões de plantas são medicamentos naturais para tudo. As doenças que aliviam, combatem ou previnem são por isso as mais variadas: dores menstruais, doenças do aparelho digestivo, cefaleias, constipações, gripes, febre, afecções das vias respiratórias, cálculos renais, problemas do fígado, mau hálito, insónias, diarreia, etc.

Abacate
Combate dores reumáticas, gota e funciona como diurético. Para dores de cabeça tomar 3 xícaras ao dia de chá das folhas do abacateiro (50 g para 1 litro de água).

Abóbora
A infusão de abóbora é expectorante, regulariza glicose e baixa o colesterol

Alcachofra
Para problemas hepáticos (fígado), cálculos na vesícula, constipações e gripes utilizar a folha e a raiz em chá.

Alecrim
Tem uma ação estimulante sobre a digestão e o pâncreas. É excitante, desinfectante e diurético. É bom para a anemia, asma, gripe, reumatismo, dores articulares, falta de apetite e tosse. Estimula a menstruação e expulsão de gases.
Utilizam-se as folhas em infusão, na dosagem de 1 colher (de chá) para 250ml de água. Não ferver, despejar a água sobre a erva e abafar. Tomar após as refeições

Alfazema
Alivia a tosse e bronquite. Tomar 4 xícaras por dia de chá das folhas de alfazema (30 gramas para 1 litro de água).
Para dores de cabeça, tomar 3 xícaras por dia.

Alho
O chá de alho é óptimo para diabetes, hipertensão arterial, colesterol, gota e constipações.

Avenca
Utilizam-se as folhas em infusão em casos de rouquidão, catarro e tosse.

Bétula Branca
As infusões de folhas secas têm funções preventivas de fortalecimento das defesas imunitárias.
Ferver 1 ou 2 colheres numa xícara de água. Deixar em infusão alguns minutos. Filtrar e beber duas xícaras por dia. A infusão de folhas quentes é ainda eficaz contra a febre.

Boldo
Planta originária do Chile, cujas folhas têm especial aplicação em doenças de fígado, pâncreas, estômago, rins e bexiga. Estimula ainda a digestão, evita cólicas, previne a icterícia, elimina o mau hálito e auxilia nas afecções bucais.
Utilizam-se 2 colheres (sopa) para um litro de água, pois possui um aroma forte. Tomar meio copo em jejum, após as refeições e antes de dormir.

Borragem
Propriedades diuréticas, expectorantes, e sudoríferas ao nitrato de potássio, cujo consumo aumenta a diurese e baixa a febre.
As infusões devem ser cuidadosamente filtradas para eliminar os pêlos irritantes da planta.

Calêndula
As infusões de calêndula ou malmequer são aconselhadas para estimular a secreção biliar, aliviar as dores de estômago, atenuar as consequências das úlceras do aparelho digestivo, aliviar as dores abdominais, prevenir as dores menstruais e no tratamento de afecções das vias respiratórias.
Deita-se 1-2 colheres de café de flores secas num litro de água a ferver. Deixar em infusão 10 minutos, filtrar e beber quente.

Camomila
As sua folhas tem sabor suave, sendo usadas tradicionalmente como calmante de cólicas e agitação infantil, náuseas e insónia. Combate a febre, a diarreia, perturbações estomacais, dispepsia, inflamações das vias urinárias, menstruações dolorosas, inflamações nos olhos (compressas), infecções da boca. É ainda usada em gripes, constipações e catarros, além de ser tónica.
Tomar uma infusão de 1 colher (chá) por cada xícara de água e tomar após as refeições e ao deitar.

Canela
Para dores de estômago toma uma infusão de canela. Leva o equivalente a uma xícara de água (250 ml) a ferver numa panela pequena. Verte de seguida a água quente para a xícara. Dissolve 5 gramas de pó de canela na água. Deixa repousar durante 10 minutos. Bebe morno, sempre que te apetecer.

Carqueja

Erva digestiva, indicada para diabéticos, em anemias, reumatismos e doenças venéreas. Melhora a circulação sanguínea, gripes, constipações, enfermidades do baço, bexiga e fígado, cálculos biliares, diarreias, febres e afecções do aparelho urinário.
Toma-se à vontade e usa-se para gargarejo, com 1 colher (sopa) por cada xícara de água.

Cáscara-Sagrada
É a casca de uma planta americana que exerce uma acção laxativa e restabelece o tónus natural dos intestinos. Indicada para substituir laxantes agressivos que provocam cólicas muito fortes, pois não apresenta a necessidade da utilização contínua e diária.

Castanha da Índia
Auxilia no tratamento e prevenção de varizes e hemorróidas, aumentando a resistência e tonificando as veias e artérias. Proporciona alívio da dor e do cansaço nas pernas. O efeito é percebido 15 a 30 minutos após a ingestão.

Cavalinha ou equisseto
Planta indicada para afecções dos rins, bexiga e próstata. Usar 10 g para 1 litro de água.
Em casos de hemorragias internas utilizar 30 a 40 g para 1 litro de água e tomar 4 a 5 xícaras por dia.
Para edemas generalizados usar 10 a 15 g para um litro de água, tomar 4 xícaras por dia.
Para inflamação nos olhos, fazer compressas com chá de cavalinha de 15 em 15 minutos.
A cavalinha tem ainda propriedades diuréticas e depurativas e é um potente remineralizante natural (rica em silício, enxofre, cálcio, potássio, ferro, manganésio, magnésio e sódio).

Coentro
Um infuso de 40g de grânulos fervidos num litro de água durante 10 minutos, tomado depois das refeições, facilita a digestão e atenua eventuais estados de torpor. É também útil em casos de aerofagia e meteorismo abdominal.
Um infuso idêntico, mas com 30 g de grânulos num litro de água, é coadjuvante em caso de febre.

Dente-de-Leão
Indicado para pessoas predispostas a cálculos biliares e problemas do fígado como hepatite, cirrose, icterícia e demais desordens do fígado e vesícula.
O sumo das folhas é um excelente diurético. Tomar 2 a 3 colheres de sumo por dia.

Erva-Cidreira
É um excelente calmante do sistema nervoso. É uma planta digestiva que combate insónias, asma, histerismo, cãibras estomacais e intestinais e auxilia a circulação.
Tomar uma infusão de 1 colher (sopa) de erva-cidreira numa xícara de água.
Para dores de cabeça usar toda a planta (40 gramas para 1 litro de água) e tomar 4 xícaras por dia.

Erva-Doce
Indicada para cólicas de bebés, aumenta a secreção láctea, combate os gases intestinais e o mau hálito. É uma planta digestiva, diurética, estimulante, refrescante e regulariza a menstruação e tonifica o estômago.
Tomar, após as refeições e ao deitar, 1 colher (chá) por cada xícara de água .

Espinheira-Santa
Normalizador das funções gastrintestinais, especialmente como protector contra úlcera gástrica. Paralisa rapidamente as fermentações gastrintestinais e alivia as dores provocadas pelas irritações gástricas. Tem ainda propriedades analgésicas, antissépticas, cicatrizantes e tónicas.
Tomar 3 a 4 xícaras por dia de uma infusão com 20g de folhas num litro de água .

Feijão Azuki
A infusão de feijão azuki é particularmente indicada para fortalecer os rins, a bexiga e os órgãos reprodutores; ajuda também a lidar com casos de obstipação e a eliminar o excesso de produtos animais.
Coloca uma xícara de azuki num tacho, juntamente com uma tira de alga kombu (opcional). Adiciona quatro xícaras de água e deixe levantar fervura. Baixa a chama para o mínimo e deixa o líquido borbulhar durante cerca de meia hora. Côa e bebe quente.
Para ajudar a dissolver cálculos renais, adiciona meia xícara de rábano, nabo ou rabanete ralados, no final da cozedura, após teres coado os feijões. Bebe o líquido, come os vegetais. Côa o líquido e bebe quente.

Funcho ou anis-doce
O infuso tem uma acção calmante e alivia inflamações, por exemplo dos olhos.
Em caso de tosse, utilizar uma infusão com uma colher de frutos de funcho pisados em 250 ml de água a ferver, durante 10 minutos e depois filtrar. Usar também em casos de dores de estômago e intestinais. Utilizado também para cólicas, gases e diarreia em crianças.
Na mulher, estimula a menstruação e a lactação.
O funcho é tóxico quando consumido em doses excessivas.

Gengibre
Indicado como auxiliar no tratamento da diabetes, dietas de emagrecimento e como tónico pancreático, óptimo anti-reumático e evita os enjoos nas viagens.

Hipericão ou erva-de-São-João
Tem efeitos antidepressivos, laxantes, diuréticos e antiespamódicos. Reforça os vasos sanguíneos, estimula a digestão e é um soporífero ligeiro mas eficaz.
Em caso de constipação ou de infecções das vias respiratórias, beber 2-3 xícaras de um infuso de 15-30 g de flores secas num litro de água a ferver durante 10 minutos.

Hortelã-pimenta
Expectorante, tónica, digestiva, anti-espasmódica, estimulante, antisséptica. A hortelã expulsa gases, combate náuseas e vómitos nervosos. É ainda indicada para cálculos biliares, na lactação e em menstruações dolorosas. Ameniza calafrios, constipações, febre, vertigens, palpitações, reumatismo, cólera e cardiopatias.
Tomar à vontade infusões feitas com 1 colher (sopa) numa xícara de água.

Kombu
O chá de alga Kombu alcaliniza o sangue e torna-o mais forte, ajuda a eliminar do organismo gordura e proteína animal, acalma, torna o raciocínio mais límpido e é também eficaz nalguns tipos de insónias.
Limpa com um pano húmido um pedaço de alga Kombu com cerca de 7 centímetros. Coloca a alga num litro de água e deixa levantar fervura. Reduz a chama para o mínimo e deixa ferver em chama muito baixa (o tacho deve estar tapado com uma tampa) durante cerca de 15 minutos. Bebe uma xícara quente. Podes voltar a aquecer e bebe 2 ou 3 xícaras por dia.

Laranjeira
A tisana de flores de laranjeira relaxa o sistema nervoso e predispõe ao sono. Contra a insónia, podem tomar-se, antes de ir para a cama, 20g de flores ou folhas de laranjeira deixadas em infusão durante 10 minutos num litro de água a ferver.
Três xícaras por dia de 10 g de folhas de laranjeira em infusão durante 10 minutos num litro de água a ferver ajudam a acalmar as cefaleias, combatem as afecções cardíacas, têm virtudes digestivas, tranquilizantes e antiespasmódicas.
Contra a febre pode preparar-se a bebida da seguinte forma: pegar numa laranja cultivada biologicamente, cortá-la aos pedacinhos (com a casca). Deitar por cima das laranja cortada uma colher de açúcar e meio litro de água a ferver. Pisar ligeiramente e deixar macerar. A bebida deve ser bebida fria

Limão
O chá de casca de limão é desinfectante, anti-séptico e germicida. O limão elimina o ácido de úrico do organismo, e é por isso indicado para reumatismo, gota e arteriosclerose. Combate ainda a diarreia, constipações, alcaliniza o sangue e diminui a acidez do estômago.
Também é usado para fazer gargarejos.

Louro
As astenias (fraqueza) podem ser tratadas colocando em infusão durante 15 minutos em água a ferver 3 folhas de loureiro por xícara. A infusão deve ser bebida três vezes por dia longe das refeições.
Em caso de indigestão deixam-se durante 10 minutos 30 g de folhas frescas ou secas por cada litro de água. Deve beber-se uma xícara depois das refeições.
Para as dores menstruais aconselha-se uma infusão (10 minutos) de 20 g de folhas de loureiro num litro de água a ferver. Deve beber-se duas xícaras por dia desta bebida na semana precedente à data prevista para o início da menstruação.

Maçã seca
Chá refrescante, de acção adstringente, febrífuga e digestiva.
Ferve-se uma xícara de água com 4 a 6 pedaços de maçã. Deixa-se descansar alguns minutos e toma-se à vontade.

Malvaísco
A infusão é utilizada pelas suas propriedades laxativas. Deita-se uma colher de café de flores ou folhas secas numa xícara de água. Ferve-se durante 1 minuto. Deixar em infusão 10 minutos.

Morangueiro
O chá de folhas tenras de morangueiro é agradável e refrescante. As folhas contêm substâncias tónicas, mucilagens e sais de potássio.

Murtinheira

Em caso de tosse ou meteorismo fazer uma infusão de 1 colher de café de folhas de murtinheira em 2,5 dl de água a ferver e beber 2-3 xícaras por dia. A mesma infusão pode ser utilizada para uso externo, no tratamento de eczemas.

Preto
É quase tão eficiente na redução dos níveis de colesterol no sangue quanto os remédios químicos. Facilita a digestão, diminui a fadiga e desperta a mente. O chá preto diminui a possibilidade de coagulação, responsável pelo aparecimento de arteriosclerose. Uma ou mais xícaras diariamente diminuem o risco de sofrer ataque cardíaco.

Quebra-Pedra

É uma erva muito utilizada como dissolvente de cálculos renais e hepáticos. É fortificante, diurética e estomáquica. Utiliza-se ainda para inflamações da bexiga urinária, cólicas renais, diabetes e dores da bexiga e da próstata.
Tomar à vontade, fazendo infusões com 1 colher (sopa) por cada xícara de água.

Quelidónia

Em caso de dores gástricas, intestinais ou biliares, deitar uma colher de café de quelidónia cortada num litro de água a ferver. Deixar em infusão durante 10 minutos e beber 2-3 xícaras por dia. O infuso arrefecido pode ser usado para o tratamento das doenças da pele. No entanto, a quelidónia deve ser utilizada com prudência pois em doses excessivas pode dar lugar a intoxicações graves.

Rabanete
É uma infusão diurética e alivia tornozelos e pés inchados.
Rala meia xícara de rábano, nabo ou rabanete. Coloca os vegetais numa gaze ou tecido poroso e espreme o sumo. Para duas colheres de sopa de sumo, adiciona seis colheres de sopa de água.
Deixa levantar fervura, reduz a chama e deixa borbulhar durante o máximo de um minuto.
No final, adiciona uma pitada de sal ou umas gotas de molho de soja.
Bebe este chá uma vez por dia ou dia sim, dia não durante não mais do que três dias seguidos.

Raiz de Lotus ou nelumbo
Indicada para distúrbios respiratórios e pulmonares. Ajuda na eliminação da nicotina do organismo, dissolve o muco do intestino.
O chá é preparado com 3 rodelas secas por cada copo de água, fervendo-se 20 minutos.

Sabugueiro
Em casos de constipações, tomar 3 xícaras por dia de chá das folhas do sabugueiro (20 gramas para 1 litro de água).

Sálvia
A infusão de sálvia é usada para gargarejos ou banhos para combater as inflamações, as hemorragias e as irritações da cavidade oral (por exemplo, aftas) e da faringe.
O chá desta planta é ainda estimulante, antiespamódico, antisudorífico (permite reduzir a transpiração) e é indicado em casos de perturbações gastrointestinais e biliares. É utilizado também nas perturbações nervosas (depressão, neurastenia, tremores) e no alívio das dores menstruais.
Pôr 1-2 colheres de folhas de sálvia em 250 ml de água. Aquecer com a chama no mínimo, filtrar e beber 2-3 xícaras por dia.

Sésamo

Bom para prisão de ventre, regulariza a menstruação, ajuda a escurecer o cabelo, melhora a visão e é útil em todo o tipo de problemas visuais.
Adiciona 1 xícara de água a ferver a 2 colheres de sopa de sementes de sésamo ligeiramente moídas, e cozinha durante 15 minutos. Bebe o líquido e come as sementes.

Tanchagem
Aconselhada em ardores de estômago, afecções das vias respiratórias, diarreia, parotidite, inflamações da boca e garganta, gengivas sangrentas e também anginas. É ainda uma planta tónica, febrífuga, adstringente e purificadora do sangue.
Usar 30g para 1 litro de água e beber 3 a 4 xícaras por dia. Para gargarejos usar 60g para 1 litro de água.

Tomilho
Para estimular a actividade gástrica e combater os inchaços do estômago podem beber-se 2 xícaras por dia de chá de tomilho, na proporção de 25 g de planta seca por litro de água a ferver. Em caso de gripe beber 3 xícaras da mesma infusão. Esta infusão tem também propriedades anti-sépticas que a tornam idónea para a desinfecção de uma ferida superficial.
Uma infusão mais concentrada, com 50 g de tomilho por litro de água, alivia as dores menstruais agudas.

Verbena
A verbena é usada contra a febre, dores de estômago, dificuldades de digestão e dores reumáticas. É ainda uma planta sedativa e que estimula o apetite.

Verde
Originário da China e do Japão, é também conhecido como o chá dos três anos ou ban-chá.
É digestivo, rico em sais minerais e alivia nas inflamações em geral. Previne a formação de pedras na vesícula e nos rins, além de normalizar a função da tiróide e de regenerar a pele. Os polifenóis, abundantes no chá verde, são uma protecção contra vários tipos de cancro e o tanino protege a parede do intestino e ataca bactérias nocivas
A dose a utilizar é 1 colher (sopa) para cada xícara de agua. Tomar meia xícara após as refeições.

Nenhum comentário:

Site Meter